Indaiatuba sedia 8ª Semana Nacional de Museus

11/05/2010 16:11h

O Museu do Casarão Pau Preto da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba será uma das sedes da 8ª Semana Nacional de Museus, que leva o tema “Museus para a harmonia social”, nos meses de maio e junho. A temática foi proposta pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para comemorar o Dia Internacional dos Museus, dia 18 de maio, destacando o papel do museu como uma instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade em que está inserido.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) vai celebrar a data com a mesma temática promovendo a 8ª Semana Nacional de Museus. Serão 1.763 eventos em todas as regiões do país com a participação de 588 instituições. Na programação constam seminários, exposições, oficinas, espetáculos, musicais, teatro, dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades.

Em Indaiatuba

Três exposições serão abertas a população em Indaiatuba a partir da próxima segunda-feira (17) no Museu do Casarão Cultural Pau Preto, localizado na rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto, das 9h às 18h.

Um das exposições serão fotografias feitas por profissionais do Centro de Atenção Psicossocial de Indaiatuba (Caps) de seus pacientes em atividades nas dependências do Casarão Cultural Pau Preto, nos anos de 2009 e 2010. O Caps desenvolve projetos utilizando a Tulha do Casarão, além da sala de informática, do jardim e do bosque e entre as atividades estão educação física, contação de histórias, cinema, rádio e expressão corporal.

Outra exposição será de máquinas fotográficas antigas do acervo do Museu e da coleção particular do fotógrafo Antonio da Cunha Penna. O indaiatubano será responsável ainda por outra exposição, intitulada “Silêncio... Rumores – 30 cenas indaiatubanas pelo fotógrafo Antonio da Cunha Penna”. São paisagens em que o silêncio é capturado pelas lentes do fotógrafo.

“Silêncio. Como fotografar não é só que se vê, mas também o que sugere, busco com essas imagens passar a sensação de silêncio. A ausência de pessoas ‘tenta mostrar’ esse (cada vez mais inalcançável) silêncio”, poetisa Penna.

A partir do dia 17 de maio

Local: Museu do Casarão Cultural Pau Preto

Das 9h às 18h

Até dia 21 de maio

Exposição de fotografias de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Indaiatuba

Até dia 27 de junho

Exposição de máquinas fotográficas antigas, composta pelo acervo do Museu e pela coleção do fotógrafo Antonio da Cunha Penna

Até dia 27 de junho

Exposição – “Silêncio... Rumores – 30 cenas indaiatubanas pelo fotógrafo Antonio da Cunha Penna”

Mais informações, ligue (19) 3875-8383/ 3834-6319, ou entre em contato pelo e-mail museu@promemoria.indaiatuba.sp.gov.br.

• Redator(es): Isabella Haddad