Lançamento do livro ‘Nos tempos do Bar Rex’ reuniu cerca de 400 pessoas no IC

05/10/2010 12:54h

Foto: Eliandro Figueira ACS/PMI
Lançamento do livro ‘Nos tempos do Bar Rex’ reuniu cerca de 400 pessoas no IC

Saudosismo, vontade de reencontrar velhos amigos e conhecidos levou cerca de 400 indaiatubanos natos e de coração a prestigiarem o lançamento do livro “Nos Tempos do Bar Rex”, de autoria do fotógrafo, escritor Antonio da Cunha Penna, na noite do último dia 30 de setembro, na sede do Indaiatuba Clube. O livro "Nos Tempos do Bar Rex", relata fatos que aconteceram com as pessoas que frequentavam o local entre 1949 e 1974. O Bar Rex era localizado ao lado do Cine Rex, na Praça Prudente de Moraes, no Centro. Ele foi o point de Indaiatuba durante três décadas. O livro teve o patrocínio da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.

Estavam presentes no lançamento o prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira (PDT), a presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz, vereadores, o presidente do Conselho Administrativo da Fundação Pró-Memoria, Antônio Reginaldo Geiss e demais membros, jornalistas, o secretário Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Tonin, autoridades religiosas, convidados e seus familiares que foram protagonistas do livro.

Durante o lançamento, houve apresentação do grupo paulistano “Trovadores Urbanos”, imitação do cantor Elvis Presley, música dos anos 40, 50 e 60 e depoimentos de pessoas que foram protagonistas do livro.

Ideia

Pena explicou que a ideia do livro surgiu no dia 7 de setembro 2005, pois pretendia escrever uma crônica para a revista do Jornal Tribuna de Indaiá. Penna entrevistou 85 indaiatubanos que contaram suas memórias do tempo do Bar Rex. O autor relata fatos e histórias do Bar Rex que durante 25 anos, teve 10 proprietários diferentes e um importante papel na vida social de Indaiatuba. ele começou com a família de Lauro Magnussom e o último proprietário foi José Becari.

Penna declarou que o livro é bem humorado e às vezes irônico, mas ressalta que quis demonstrar que o fechamento do bar encerra um ciclo e depois no final da década de 70, começa a preparação para o desenvolvimento da cidade. O bar foi vendido para a construção de um Banco.

O livro é ilustrado por Ige D’Aquino e possui 106 fotos de Indaiatuba da época e teve a colaboração de Eliana Mattos, Marcos Kimura entre outros.

O livro custou no dia do lançamento R$ 35,00. Nas livrarias ele será vendido a R$ 40,00.

• Redator(es): DEUZENI CEPPOLINI
  • Release N.º: 2013