Prefeito participa do lançamento do documentário Terra Querida e Venturosa

Lançamento de documentário emocionou público
10/12/2010 13:09h

Foto: Deuzeni Ceppolini ACS/PMI
Prefeito participa do lançamento do documentário Terra Querida e Venturosa

Um total de 195 pessoas, sentadas nas cadeiras e no chão do corredor assistiram o documentário “Terra Querida e Venturosa”, de Alessandro Barros, realizado no Cine Topázio, na segunda-feira, 6 de dezembro. O lançamento do documentário fez parte das atividades em comemoração aos 180 anos de aniversário de Indaiatuba e resgata a história do hino de Indaiatuba em uma emocionante viagem aos anos de 1930 até os dias atuais, a vida de seus idealizadores, a composição do hino, a esperada festa do centenário, o silêncio e o renascimento daquele que seria o maior símbolo de Indaiatuba. ”Terra Querida e Venturosa” o documentário que comemora os 80 anos do hino de Indaiatuba.

Participaram do evento, o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira; o superintendente da Fundação Pró-Memoria, Marcelo Alves Cerdan; o presidente da Fundação Pró-Memória Antonio Reginaldo Geiss; o deputado Estadual Rogério Nogueira; o vereador Hélio Ribeiro (PSB), o secretário de Esportes, Maurício Baroni; o diretor do documentário Alessandro Torres; o fotógrafo e escritor, Antonio da Cunha Penna; José Paulo Lui; Padre Xico; o irmão de Acrísio de Camargo, Antônio de Camargo; e o filho de Acrísio de camargo, Benedito de Camargo.

O prefeito Reinaldo Nogueira (PDT) agradeceu a presença do público e das autoridades e ressaltou a importância do resgate histórico e do pedido aos autores do hino pelo então Prefeito Major Alfredo Camargo Fonseca para comemorar o centenário de elevação à Freguesia. Destacou que desde início do seu primeiro mandato em 1997, houve um resgate do Hino Indaiatubano e hoje ele é conhecido e cantado em todas as atividades cívicas do município.

O Presidente da Fundação Pró Memória, Antônio Reginaldo Geiss agradeceu a todos e expressou a sua satisfação e destacou que Indaiatuba tem um dos hinos mais antigos do Brasil e há registro da época. “Conseguimos muitas informações sobre o pedido do Major Alfredo de Camargo Fonseca aos compositores do Hino Acrísio de Camargo e Nabor Pires de Camargo. O documentário reconstrói o momento histórico em que o “hymno indaiatubano” foi composto. Também sobre os festejos promovidos pelo então Major para comemorar os 100 anos de fundação de Indaiatuba”

Antônio Geiss presenteou o Prefeito Reinaldo Nogueira com o exemplar do livro Reminiscências edição Fac-Simile que reproduz o discurso do sr. Manuel de Arruda Camargo, proferido em 9 de dezembro de 1930, por ocasião dos festejos promovidos pelo então prefeito sr. Major Alfredo de Camargo Fonseca”.

O documentário Terra Querida e Venturosa, tem 60 minutos, direção de Alessandro Barros. Tem indaiatubanos como atores e também muitos relatos e depoimentos sobre a época. O documentário tem uma participação de parentes e filhos das pessoas que fizeram parte daquele momento histórico em 1930. Também de relatos e depoimentos sobre o contexto político de Antônio Reginaldo Geiss, Marcelo Cerdan, da diretora do Arquivo Municipal da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba Adriana Carvalho Koyama e da historiadora Eliana Belo.

O documentário foi exibido no cine Topázio nos dias 6, 7 e 8 de dezembro com entrada franca. A cópia do documentário pode ser adquirida no Casarão Cultural Pau Preto no valor de R$ 15,00.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini