Prêmio Nabor supera expectativa de público e surpreende pela qualidade musical

18/04/2011 16:42h

Foto: Eliandro Figueira ACS/ PMI
Prêmio Nabor supera expectativa de público e surpreende pela qualidade musical

O público lotou o auditório do Instituto Deco20 na última sexta-feira (15) durante a realização do Prêmio Nabor Pires Camargo, promovido pela prefeitura de Indaiatuba por meio da Fundação Pró-Memória. Durante a abertura do evento o prefeito Reinaldo Nogueira parabenizou a Fundação Pró-Memória pelo importante trabalho desenvolvido na preservação da memória da cidade assim como de personalidades que fazem parte dessa história.

Os dez concorrentes, todos jovens, deram um verdadeiro show de musica popular apresentando o melhor do chorinho brasileiro. “O Prêmio Nabor Pires Camargo superou todas as nossas expectativas tanto com relação ao número de concorrentes (54) quanto a qualidade musical dos candidatos, que surpreendeu até mesmo os jurados”, destacou o superintendente da Fundação Pró-Memória, Marcelo Alves Cerdan. A comissão julgadora foi formada por João Tomás do Amaral, Mário Albanese, Franscisco Araújo e João Alves da Silva (Bonfim).

Na opinião de Marcelo o público presente também superou o registrado nas edições anteriores. “Acredito que isso demonstre a consolidação do prêmio, que procura destacar e relembrar a obra do músico indaiatubano Nabor Pires Camargo”, afirmou. Após a apresentação dos concorrentes a animação ficou por conta do grupo ‘Isaías e seus chorões’ que recebeu como convidados Derico Scioti e Pernambuco do Pandeiro.

Vencedores

Tocando ‘Quando me lembro’, de Luperce Miranda, e ‘Comendo fogo’, de Nabor Pires Camargo, o acordeonista Bruno Moritz Neto, de Brusque (SC), foi o grande vencedor da noite conquistando o 1º lugar do Prêmio Nabor Pires Camargo. Bruno começou a tocar aos quatro anos e com nove fez uma turnê com Sivuca por Santa Catarina. Estudou piano na ULM (Universidade Livre de Música), composição na USP (Universidade de São Paulo) e cursa licenciatura em música na UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí). Tem três cd’s gravados e foi campeão do 1º Concurso Latino Americano de Acordeon, do 1º Rolandv Acordion Contest etapa do Brasil e obteve a 4ª colocação na copa mundial de acordeonista em Auckland (Nova Zelândia) em 2009.

O 2º lugar ficou para o paulistano Márcio Modesto que tocou na flauta transversal ‘Deixa o breque pra mim’, de Altamiro Carrilho, e ‘Passarinho verde’, de Nabor Pires Camargo. Modesto é formado em música pela Unicamp (Universidade de Campinas) e aluno do flautista Antonio Rocha. Participou do Coletivo Orquestral Unicamp de 2006 a 2010, foi arranjador e compositor, tendo sua obra tocada em 2009 em Illinois (EUA).

O clarinetista Matteo Ricciardi, de Belo Horizonte (MG) conquistou a terceira colocação no prêmio tocando ‘Choro X’ de Gilson Brito e ‘Comendo fogo’, de Nabor Pires Camargo. Nascido na Itália, Ricciardi começou os estudos musicais aos nove anos tocando sax. Aos 14, começou a dedicar-se aos estudos eruditos e migrou do sax para o clarinete, ingressando no conservatório Giuseppe Verdi, de Turim, onde completou bacharel e mestrado. Atuou em várias orquestras sinfônicas.

O 4º colocado foi Pablo Dias, de Belo Horizonte (MG), que tocou ‘Aquarela na Quixaba’, de Hamilton de Holanda, e ‘Quanto dói uma saudade’, de Nabor Pires Camargo, no cavaquinho. Dias Começou a tocar cavaquinho aos 16 anos e já tocou com grandes nomes da música brasileira como Ataulfo Alves, Noca da Portela, Moacyr Luz e Pedro Miranda. Venceu o Festival Jovem Instrumentista promovido pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

A menção honrosa este ano foi dada ao violonista Rafael Thomaz, de Campinas, que tocou ‘Jongo’, de Paulo Bellinati, e ‘Suspiros’, de Nabor Pires Camargo. Thomaz estudou no Conservatório de Tatuí, é bacharel em Música Popular pela Unicamp (Universidade de Campinas) e atua como professor em diversas instituições na região de Campinas.

• Redator(es): Darlene Ribeiro