Museu do Casarão Cultural comemora 9ª Semana Nacional dos Museus

12/05/2011 13:30h

O Museu Casarão Cultural Pau Preto mantido pela Prefeitura de Indaiatuba por meio da Fundação Pró-Memória, se unirá a cerca de 1.000 museus e instituições culturais brasileiras que receberão a 9ª Semana Nacional de Museus. Promovido entre 16 e 22 de maio pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura) o evento é realizado anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio.

Durante a semana o Museu Casarão Cultural Pau Preto exibirá a exposição “Cahindo das Nuvens” que conta com fotografias, partituras, discos, letras de músicas e outros objetos que pertenceram ao clarinetista indaiatubano Nabor Pires de Camargo. A exposição terá como apoio textos do livro “Recordações de um clarinetista”, auto-biografia do músico que aborda desde as peripécias da infância até o auge da carreira.

Nos jardins do Casarão os visitantes poderão apreciar a exposição “Antes e Depois”, que trará fotografias da cidade desde o início da colonização, no século XIX, em contraposição a imagens recentes do município. Ambas as apresentações poderão ser visitadas das 9h às 17h.

A Semana Nacional de Museus em Indaiatuba contará ainda com a ação educativa “Teu ar e teu clima és uma rosa”, inspirada na letra do hino da cidade, criado pelo músico Nabor Pires de Camargo e escrito pelo poeta Acrísio de Camargo. A ação, que visa promover atividades com a técnica japonesa origami, será ensinada pela pedagoga Priscila Toledo dia 18 de maio das 14h às 16h. Para participar basta comparecer no Casarão Cultural no dia e horário citados.

Todos os eventos terão entrada gratuita. O Casarão Cultural Pau Preto está localizado à Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto. Outras informações pelos telefones (19) 3875-8383 e 3834-6319.

• Redator(es): Darlene Ribeiro