Livro sobre história de Indaiatuba é lançado com show e noite de autógrafos

15/03/2012 14:17h

Foto: Darlene Ribeiro ACS/PMI
Livro sobre história de Indaiatuba é lançado com show e noite de autógrafos

Cerca de 300 pessoas prestigiaram o lançamento do livro “Indaiatuba: História e memórias da antiga Freguesia de Cocaes e dos anos que se sucederam desde então” na noite desta quarta-feira (14) no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). Escrito pela historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal, Adriana Carvalho Koyama, a obra reflete sobre os registros documentais e de memórias da cidade desde antes de 1830, quando foi elevada à Freguesia da Vila de Itu, recebendo o nome de Indaiatuba, que em tupi-guarani significa “lugar com muitas palmeiras Indaiás”. O livro contou também com a colaboração do historiador Marcelo Alves Cerdan, que foi superintendente da Fundação Pró-Memória por seis anos, e do fotógrafo Adriano Rosa.

Presente no evento, o Prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) afirmou ser um orgulho para a cidade contar com uma obra tão rica. “O conteúdo nos permite fazer uma viagem histórica por Indaiatuba por meio dos relatos e fotografias que revelam o crescimento e desenvolvimento da cidade desde o século XIX até os dias atuais. A Adriana fez um trabalho maravilhoso e está de parabéns”, elogiou.

O chefe do executivo municipal também discorreu acerca do projeto de transferência da Biblioteca Pública Rui Barbosa para o local onde funcionava o antigo matadouro, no Jardim Pompéia. “Estamos pleiteando junto ao Governo do Estado recursos para iniciarmos mais esta obra. Nossa intenção é construir uma biblioteca maior, com espaços adequados para o arquivo, salas de leitura e toda a infra-estrutura necessária”, revelou.

O lançamento do livro contou com as presenças da secretária de educação, Rita de Cássia Trasferetti, do presidente do presidente da Fundação Pró-Memória, Antonio Reginaldo Geiss, do superintendente do órgão, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, do pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, Pe. Marcelo Previatelli, entre outros.

Após a apresentação, o quinteto de Campinas ‘Algaravia’ fez uma apresentação exclusiva utilizando arranjos próprios em músicas de compositores modernos e contemporâneos. A noite foi encerrada com uma sessão de autógrafos da autora, Adriana Carvalho Koyama. Indaiatuba será beneficiada com a distribuição gratuita de 1.000 exemplares que será feita pela Fundação Pró-Memória em escolas e centros culturais.

• Redator(es): Darlene Ribeiro