Pró-Memória recebe 49 inscrições para Prêmio Nabor Pires de Camargo

Triagem selecionará dez finalistas para audição pública
12/04/2012 08:32h

Foto: Arquivo ACS/PMI
Pró-Memória recebe 49 inscrições para Prêmio Nabor Pires de Camargo

A comissão organizadora do 11º Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista, promovido pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, recebeu este ano 49 inscrições. Os músicos são provenientes de diversas cidades e Estados brasileiros como, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. Naturalmente o Estado de São Paulo é o que registra o maior número de inscritos (26).

Nesta quinta e sexta-feira (12 e 13 de abril) será realizada uma triagem para a seleção de dez finalistas para a audição pública marcada o dia 27 de abril. A comissão julgadora será formada por Valgério Adriani Gianotto, Marcelo Antunes Martins e Antonio da Cunha Penna.

Valgério Adriani Gianotto estudou no Conservatório Dramático de Tatuí e na Escola Municipal de Música de São Paulo e atuou como contrabaixista nas Orquestras Sinfônicas de Santo André, Indaiatuba e Sorocaba. Atualmente é professor de contrabaixo da Escola Helvétia de Indaiatuba, membro do "Schnaps Muisig" (música folclórica suíça) e participa da Sinfonieta dos devotos de Nossa Senhora dos Prazeres, no Projeto Mestres Mulatos, patrocinado pela Petrobrás.

Marcelo Antunes Martins estudou composição e regência na Universidade Estadual de

Campinas (Unicamp) e clarineta no Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí. Criou em 1998 o "Prêmio Nabor Pires de Camargo” e fez uma turnê pelo Brasil para divulgação desse trabalho. Em 2010 criou a Filarmônica Mário de Andrade – Escola Orquestra de São Paulo – para formação e capacitação profissional de músicos jovens.

Antonio da Cunha Penna é fotógrafo, escritor e membro do conselho administrativo da Fundação Pró-Memória e da Comissão Organizadora do Prêmio Nabor Pires Camargo.

Os nomes dos selecionados serão divulgados a partir das 14h na próxima segunda-feira (16) no site do concurso: www.premionabor.com.br. Nesta edição, o prêmio para o melhor músico será de R$8 mil; o segundo colocado receberá R$6 mil; o terceiro R$ 5 mil; e o quarto R$4 mil. Haverá ainda uma menção honrosa no valor R$ 2 mil.

Programação

Dia 26 de abril o escritor Antonio da Cunha Penna irá promover um bate papo sobre “a letra na canção popular”. O encontro, aberto à população, acontecerá na Tulha do Casarão Cultural Pau Preto, situado à Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto, a partir das 19h30.

A audição pública do 11º Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista será realizada dia 27 de abril às 19h no Instituto Deco20, situado à Rua Pedro Virilo, 310, Jardim Santiago. O show de encerramento ficará por conta do vencedor da última edição do prêmio, o acordeonista Bruno Moritz Neto, de Brusque (SC).

Bruno começou a tocar aos quatro anos e com nove fez uma turnê com Sivuca por Santa Catarina. Estudou piano na ULM (Universidade Livre de Música), composição na USP (Universidade de São Paulo) e cursa licenciatura em música na UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí). Tem três cd’s gravados e foi campeão do 1º Concurso Latino Americano de Acordeon, do 1º Rolandv Acordion Contest etapa do Brasil e obteve a 4ª colocação na copa mundial de acordeonista em Auckland (Nova Zelândia) em 2009.

• Redator(es): Darlene Ribeiro