Em sua 12ª edição Prêmio Nabor Pires de Camargo premiará os dez melhores músicos

Audição pública passará a ser realizada em dois dias
16/01/2013 16:54h

Foto: Arquivo- Eliandro Figueira ACS/PMI

O Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista, tradicional evento do município que visa a divulgação a música popular brasileira, com ênfase nas obras do clarinetista e compositor indaiatubano Nabor Pires Camargo, traz algumas novidades para este ano. Todos os dez melhores colocados selecionados para a audição pública receberão uma premiação em dinheiro. O prêmio para o melhor músico será de R$8 mil; o segundo colocado receberá R$6 mil; o terceiro R$ 5 mil, o quarto R$4 mil e o quinto colocado receberá R$ 2 mil. Os demais concorrentes receberão R$ 500 cada.

Outra novidade é a realização do evento em dois dias. A audição pública está programada para o dia 25 de abril e dia 26 haverá a divulgação do resultado, reapresentação dos cinco melhores colocados e show com o vencedor da última edição do prêmio, o pianista paulistano Hercules Gomes.

Para o superintendente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, o conselho administrativo da entidade decidiu premiar todos os finalistas em razão da excelente qualidade técnica apresentada pelos músicos. “Optamos também pela divisão do evento em dois dias para que os jurados possam avaliar os concorrentes com mais tranqüilidade, sem contar que os apreciadores do clássico chorinho brasileiro terão um dia a mais para curtir as apresentações de músicos provenientes de diversos estados do Brasil”, argumentou.

Inscrições

Começou nesta quarta-feira (16) o período de inscrições para o 12º Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista, realizado pela Prefeitura de Indaiatuba por meio da Fundação Pró-Memória. O prêmio visa divulgar as obras do clarinetista e compositor indaiatubano Nabor Pires Camargo, além de estimular e revelar o talento de novos criadores e intérpretes. Trata-se de um dos poucos concursos de música instrumental realizados no Brasil, sendo nacionalmente conhecido e divulgado.

O candidato deverá inscrever-se individualmente uma única vez com duas músicas, uma de Nabor Pires Camargo e outra de livre escolha, desde que faça parte do repertório de música popular brasileira e tenha duração máxima de cinco minutos. As canções deverão ser gravadas em áudio (preferencialmente em CD) e enviadas juntamente com seis cópias das partituras de cada música e a ficha de inscrição devidamente preenchida para o seguinte endereço: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba - 12º Prêmio Nabor Pires Camargo, Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP - CEP: CEP 13330-210.

Após uma triagem serão selecionados os dez finalistas que concorrerão em audição pública a ser realizada nos dias 25 e 26 de abril. Nestes dias a Fundação Pró-Memória oferecerá aos participantes e seus acompanhantes almoço e ajuda de custo proporcional para a viagem e hospedagem. Em 2012 a fundação recebeu inscrições de 49 músicos provenientes de vários estados brasileiros como, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

O regulamento completo e as partituras das músicas de Nabor Pires Camargo estarão disponíveis na Home Page da Fundação Pró-Memória (www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br) a partir de sexta-feira (18). As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de março. Mais informações pelo telefones (19) 3875-8383.

Nabor Pires Camargo

Apaixonado pela música, o indaiatubano Nabor Pires Camargo, nascido em 1902, começou a estudar clarinete ainda na infância e logo foi admitido como clarinetista da banda infanto-juvenil regida pelo maestro José Lopes dos Reis, o "Dunga”. Mais tarde aprofundou os estudos no Conservatório Dramático-Musical de São Paulo. Atuou em muitas bandas e orquestras como a Orquestra Sinfônica da Rádio Tupi e a Orquestra Sinfônica Musical de São Paulo. Em 1929 compôs o Hino Indaiatubano, oficializado em 1974. Nabor foi escolhido "Melhor Clarinetista de 1930", prêmio concedido pela Gazeta Esportiva. Já em 1984 foi o primeiro ganhador da Medalha "João Tibiriçá Piratininga", honraria concedida desde 1984 aos cidadãos que prestaram relevantes serviços ao município de Indaiatuba.

• Redator(es): Darlene Ribeiro