Empresa é contratada para executar reparos estruturais no Casarão Cultural Pau Preto

Obras foram iniciadas na última sexta-feira (22)
28/02/2013 15:36h

Foto: Darlene Ribeiro ACS/PMI

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba contratou em caráter emergencial a empresa Refortec Engenharia e Fundações que será responsável pela execução dos reparos estruturais no Casarão Cultural Pau Preto. A obra foi iniciada na última sexta-feira (22). O prédio sofreu rachaduras próximas à entrada principal e na Tulha (espaço reservado para a realização de oficinas e eventos) e foi parcialmente interditado pela Defesa Civil do Município dia 13 de fevereiro. Em razão dos danos causados à edificação histórica e necessidade de reparos estruturais urgentes a empresa foi contratada em caráter emergencial sem licitação pública, ação respaldada na Lei Federal nº 8.666/93.

Segundo o superintendente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, ainda na última semana foram solicitados orçamentos para três empresas especializadas em fundações e optou-se pela Refortec Engenharia e Fundações em razão do preço e da experiência na execução de obras em prédios históricos. “Todas as decisões foram tomadas pelo Conselho Administrativo da Fundação Pró-Memória, que se reuniu em sessão extraordinária exclusivamente para discutir desse caso”, afirmou. A obra está estimada em R$ 150 mil.

Um laudo emitido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia suscitou a possibilidade de um fluxo d’água constante proveniente de um vazamento de uma adutora do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que passa em frente ao imóvel, ter provocado a acomodação do solo causado os danos ao prédio. O conserto do vazamento foi providenciado no mesmo dia em que foi identificado, dia 14 de fevereiro. O Saae está avaliando o ocorrido e irá emitir um laudo.

• Redator(es): Darlene Ribeiro