Indaiatuba tem dois projetos finalistas em prêmio da Fecomercio

Coletiva seletiva e destinação de pneus são os destaques
05/03/2013 16:10h

Foto: Arquivo- Eliandro Figueira ACS/PMI
Indaiatuba tem dois projetos finalistas em prêmio da Fecomercio

Indaiatuba está entre os finalistas do 3º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, categoria Órgãos Públicos, com dois projetos: “Coletiva Seletiva no Município de Indaiatuba” e “Destinação de Pneus no Município de Indaiatuba”. O anúncio dos vencedores acontece no dia 11 de abril em solenidade na sede da Fecomercio, em São Paulo, e contará com a presença do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), do secretário municipal de Governo Odair Gonçalves e da secretária municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente Mariângela Gomes Carneiro. A iniciativa - que visa identificar e disseminar práticas que melhorem a qualidade de vida das pessoas, das empresas e do planeta, dentro dos princípios de sustentabilidade e respeito socioambiental – é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – Fecomercio, por meio de seu Conselho de Sustentabilidade, em parceria com a Fundação Dom Cabral. Nesta edição o foco é a inovação.

Coleta seletiva

Modelo em coletiva seletiva, hoje Indaiatuba soma 30 ecopontos espalhados por toda a cidade, além de 204 pontos de coleta seletiva e dez PEVs (Postos de Coleta Voluntária). Desde 2009 quando a Prefeitura iniciou a construção dos ecopontos, o volume de coleta seletiva que era de 21 toneladas mês aumentou mais de 400%. Podem ser depositados óleo de cozinha em garrafas pet, pilhas, baterias e todo tipo de material reciclável como papel, vidro, alumínio e plástico. O material coletado é enviado para o Centro de Triagem, inaugurado em 2009 no Aterro Sanitário, para destinação e reaproveitamento. O trabalho de reciclagem no município compreende ainda a produção de biocombustível a partir do óleo de fritura usado. Desde maio de 2010, quando foi inaugurada pela administração municipal, a nova Usina de Biodiesel produziu mais de 145 mil litros de biocombustível. Com essa produção é possível abastecer mensalmente 150 veículos, entre caminhões e máquinas da frota da Prefeitura e do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Destinação de Pneus

A Prefeitura de Indaiatuba implementou em 2005 um programa para a coleta dos pneus que são descartados pelas borracharias da cidade. O reaproveitamento dos pneus é feito em convênio com a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), que recebe todo o material coletado na cidade, em média de 15 toneladas por mês. A ação conta ainda com o apoio da Vigilância Epidemiológica do município, que realiza o cadastro dos estabelecimentos comerciais em ações de prevenção a proliferação do mosquito da dengue. A população também pode colaborar, acionando a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente para recolher unidades que sejam encontradas em via pública.

• Redator(es): Adriana Panzini