Pró-Memória divulga dez selecionados para 12º Prêmio Nabor Pires de Camargo

16/04/2013 17:00h

Foto: Arquivo – Eliandro Figueira ACS/PMI
Pró-Memória divulga dez selecionados para 12º Prêmio Nabor Pires de Camargo

Os dez semifinalistas do 12º Prêmio Nabor Pires de Camargo foram divulgados nesta segunda-feira (15) no site da Fundação Pró-Memória (http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br). A triagem foi realizada nos idas 11 e 12 de abril por uma comissão formada pelo contrabaixista Valgério Adriani Gianotto, pelo músico e criador do "Prêmio Nabor Pires de Camargo” Marcelo Antunes Martins e pelo escritor Antonio da Cunha Penna. Desta vez a organização do prêmio recebeu 37 inscrições de músicos provenientes de vários estados brasileiros, como Rio de janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

Neste ano três músicos da região estão entre os selecionados, um é indaiatubano e dois são de Piracicaba. Confira os selecionados:

Candidato – Instrumento – Cidade

- Daniel Migliavacca – Bandolim – Curitiba (PR)

- Pablo Dias – Cavaquinho – Belo Horizonte (MG)

- Wellington Guimarães Gama – Bandolin – Uberlândia (MG)

- Márcio Modesto – Flauta Transversal – São Paulo (SP)

- Victor Moreira Angeleas – Bandolim – Piracicaba (SP)

- Vitor Casagrande – Violinha Tenor – Piracicaba (SP

- Lucas Nahun Arantes – Cavaquinho – Indaiatuba (SP)

- Tiago Augusto Silva dos Santos – Bandolim – Ribeirão Preto (SP)

- Leandro Candido de Oliveira – Flauta Transversal – Piracicaba (SP)

- Paula Pereira Borghi – Violão – Tatuí (SP)

Com entrada gratuita, pela primeira vez o "Prêmio Nabor Pires de Camargo” será realizado em dois dias, 25 e 26 de abril às 19h no Instituto Deco20, situado à Rua Pedro Virilo, 310, Jardim Santiago. Dia 24 ocorrerá a audição pública que selecionará os cinco ganhadores do prêmio musical. Já dia 26, sexta-feira haverá a reapresentação dos cinco melhores colocados e show com o vencedor da última edição do prêmio, o pianista paulistano Hercules Gomes. Todos os dez melhores colocados selecionados para a audição pública receberão uma premiação em dinheiro. O prêmio para o melhor músico será de R$8 mil; o segundo colocado receberá R$6 mil; o terceiro R$ 5 mil, o quarto R$4 mil e o quinto colocado receberá R$ 2 mil. Os demais concorrentes receberão R$ 500 cada.

A comissão julgadora da audição pública do ‘12º Prêmio Nabor Pires de Camargo’ será composta pelos seguintes membros:

Mário Albanese é titular catedrático da Academia Internacional de música, membro da Ordem Internacional de Jornalistas, da Associação Brasileira de Folclore, da Ordem Nacional dos Escritores, da Academia Metropolitana de Letras Artes e Ciências e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Francisco Araújo teve a técnica do violão aprimorada com o violonista José Alves da Silva, conhecido no meio artístico como Aimoré. Possui três CDs gravados e compôs mais de 400 obras para violão, algumas delas fizeram parte de vinhetas e trilhas sonoras para o programa Globo Rural, apresentado pela Rede Globo.

João Alves da Silva (Bonfim) é violonista e professor formado pelo Conservatório Musical Heitor Villa Lobos. Atua constantemente com os maiores nomes da música popular brasileira, portuguesa e italiana, sem jamais perder sua marcante personalidade como solista. Bonfim forma com o conhecido humorista Ary Toledo, dupla de violão e bandolim, em shows no teatro e também na televisão.

Silvio Santisteban foi o primeiro violonista no mundo a gravar o ‘Jequibau’, ritmo criado por Mário Albanese e Ciro Pereira e do qual é até hoje um divulgador juntamente com o violonista Bonfim. Apresentou-se em diversos programas de rádio e televisão. Fez o 1º curso de violão em vídeo no Brasil, trabalho patrocinado pela Di Giorgio.

José Júlio Stateri é mestre e doutor em Arte-Educação (FESP-USP). Possui licenciatura plena em Música, bacharelado em Piano, dentre outras habilitações para o magistério. É professor de piano e disciplinas teóricas há mais de 35 anos e dedica-se a pesquisa na área de metodologia de ensino, particularmente na área musical.

• Redator(es): Darlene Ribeiro