Arquivo Público Municipal recebe visita de estudantes no período noturno

Instituições de ensino podem programar visitas ao local
16/04/2013 17:25h

Foto: Darlene Ribeiro ACS/PMI
Arquivo Público Municipal recebe visita de estudantes no período noturno

O Arquivo Público Municipal de Indaiatuba vinculado à Fundação Pró-Memória recebeu a visita dos estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Estadual Profª Helena Campos de Camargo na noite desta segunda-feira (15). A visita foi organizada pela professora Eveline Andrade e guiada pela diretora do arquivo, Thais Jeronimo Svicero, que apresentou aos estudantes o local onde são armazenados os documentos produzidos pela Prefeitura e pela Câmara Municipal que podem ser classificados como correntes (que ainda estão em tramitação ou são constantemente consultados), intermediários (documentos que não são mais de uso corrente mas cumprem prazo determinado para arquivamento) ou permanentes (de importância histórica para o município).

A turma, composta por 20 alunos, também teve a oportunidade de conhecer alguns dos documentos mais antigos de importância história para o município, a hemeroteca (coleção de periódicos), a coleção de registros pessoais e fotografias que registram alguns dos primeiros imigrantes a se instalarem em Indaiatuba.

Svicero explica que a intenção é aproximar mais o arquivo público municipal dos estudantes e do público em geral. “Estamos retomando a ação educativa no arquivo público, desta forma as instituições de ensino que tiverem interesse podem entrar em contato para agendar a visita guiada no horário que considerar mais conveniente, inclusive à noite”.

O Arquivo Público Municipal é aberto para pesquisa e consultas de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. As pessoas que tiverem interesse em realizar a visita programada podem entrar em contato através do telefone (19) 3834-6633 ou pelo email arquivomunicipal@promemoria.indaiatuba.sp.gov.br.

• Redator(es): Darlene Ribeiro