A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Pró-Memória lança catálogo da hemeroteca do Arquivo Público Municipal na internet

Conteúdo será disponibilizado a partir da próxima semana
08/05/2013 17:22h


Foto: Divulgação ACS/PMI
Pró-Memória lança catálogo da hemeroteca do Arquivo Público Municipal na internet

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba lança a partir da próxima segunda-feira (13) em sua página eletrônica na internet o catálogo digital da hemeroteca pertencente ao Arquivo Público Municipal. Um link disponibilizado no site www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br facilitará a consulta de edições de mais de cem veículos de comunicação, entre jornais, revistas e outros periódicos que compõem a hemeroteca do arquivo.



Através do catálogo será possível obter informações sobre o estado de conservação do periódico, os exemplares disponíveis, a periodicidade e a descrição do conteúdo. Entre eles há exemplares que trazem notícias de importantes fatos da história contemporânea do Brasil, como a edição datada de 04 de outubro de 1930 do jornal ‘A Federação’, de Porto Alegre (RS), que se refere à revolução de 1930, que culminou na posse de Getúlio Vargas como presidente da república. O jornal campineiro ‘A Defesa’ de 24 de agosto de 1954 traz a notícia do suicídio do então presidente. É possível encontrar ainda muitos periódicos indaiatubanos, como exemplares do ‘A Gazeta de Indaiatuba’, que circulou na década de 1950 e em 1957 teve o nome alterado para ‘Tribuna de Indaiá’, um dos principais veículos de comunicação da atualidade no município.



“A disponibilização do catálogo objetiva facilitar a pesquisa e democratizar o acesso à informação, possibilitando ao usuário condições de acessar o conteúdo da hemeroteca, direcionando seu trabalho para a pesquisa in loco. Quando concluirmos o processo de digitalização, a partir do guia o usuário terá acesso também ao conteúdo do veículo pela internet. É um grande avanço para o arquivo público do município”, certificou o superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus.



Segundo ele em breve será iniciada a criação de um catálogo dos fundos privados também pertencentes ao arquivo, acervo que reúne coleções de pertences de pessoas públicas que remontam a história do município, como dos ex-prefeitos Dr. José Cardoso da Silva e Francisco Xavier da Costa, que administraram Indaiatuba entre as décadas de 30 e 40, e do músico e compositor Nabor Pires Camargo. O serviço também será ofertado via site da Fundação Pró-Memória, com posterior disponibilização na internet de parte deste acervo, como fotografias e documentos.



A criação dos catálogos eletrônicos são parte de um projeto de democratização e ampliação do acesso à informação iniciado pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba este ano. Em abril foram retomadas ainda as visitas guiadas ao Arquivo Público Municipal, que podem ser agendadas inclusive no período noturno.



O arquivo é aberto ao público para pesquisas e consultas de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. As pessoas que tiverem interesse em realizar a visita programada ou fazer a doação de pertences privados devem entrar em contato através do telefone (19) 3834-6633 ou pelo email arquivomunicipal@promemoria.indaiatuba.sp.gov.br. Os fundos privados são aceitos após uma triagem e mediante assinatura de um ‘termo de doação’.



  • Redator(es): Darlene Ribeiro
  • Release N.º: 890

Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba