Pró-Memória comemora semana nacional de museus com palestra

14/05/2013 16:17h

O Museu Casarão Pau Preto, vinculado à Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, se une a museus de todo o Brasil na comemoração da 11ª Semana Nacional de Museus, promovida para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), data em que o museólogo e professor da Universidade de São Paulo, Jonas Soares de Souza, ministrará uma palestra sobre “Museus (memória + criatividade) = mudança social”, tema proposto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). O evento, que será realizado às 10h no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, contará ainda com a presença do flautista Walter Edson de Moura Júnior interpretando clássicos do chorinho brasileiro. A entrada é gratuita.

O palestrante é historiógrafo do Museu Paulista pertencente à Universidade de Saúde Paulo. Foi supervisor do Museu Republicano Convenção de Itu (USP) e desenvolveu projetos de preservação do patrimônio cultural e educação patrimonial.

Durante a Semana Nacional de Museus, realizada este ano de 13 a 19 de maio, os museus brasileiros convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol da data oferecendo uma oportunidade para que a comunidade reflita sobre a memória, exercite a criatividade em busca de mudanças sociais e estimule a visitação a museus. A primeira edição da semana foi realizada em 2003 e contou com a participação de 57 museus. Dez anos depois, o instituto comemora a participação de mais de 5.000 museus em aproximadamente 15 mil eventos realizados em todo o Brasil.

“Esta ação é parte integrante da missão da Fundação Pró-Memória, que visa à educação patrimonial e a valorização e preservação da história e memória de Indaiatuba e região. Queremos incutir na população a importância desta ideologia para a projeção do futuro”, argumentou o superintendente da fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus.

O salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária está situado à Rua Vicente Rizzo, 694, Jardim Pau Preto. Informações pelo telefone (19) 3875-8383.

• Redator(es): Darlene Ribeiro