Fundação Pró-Memória cria exposição virtual

Arquivo Municipal de Indaiatuba/ fundação Pró-Memória/ Coleção Antonio da Cunha Penna/ Sede e Tulha da Fazenda Pau Preto/ Começo do Séc
20/06/2013 13:50h

Foto: Acervo Pró-Memória
Fundação Pró-Memória cria exposição virtual

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba inicia na próxima semana uma série de exposições virtuais. O material será disponibilizado no www.facebook.com/FundacaoProMemoriaDeIndaiatuba e no site da http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/. “É mais uma maneira de divulgar o acervo da Fundação e dessa forma facilitar o acesso da população a história de Indaiatuba. As exposições contemplarão o nosso museu o arquivo público”, comenta o superintendente do Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus. “Conhecendo o nosso passado podemos projetar o nosso futuro”, acredita. “Atender a comunidade a partir do viés histórico-cultural, buscando divulgar e praticar a preservação do patrimônio histórico e a memória da cidade de Indaiatuba e da região, essa é a nossa missão”, afirma.

A primeira exposição virtual, que deverá ser colocada no ar na terça-feira (25), terá como tema as Fazendas. “Escolhemos material que mostra as fazendas da cidade e a sua importância para o município”, informa. “Estamos preparando um texto introdutório explicando o tema e contando um pouco da história da cidade”, completa.

HEMEROTECA

Ainda dentro da proposta de chegar ao público por meio das ferramentas virtuais, a Fundação Pró-Memória lançou em maio o catálogo digital da sua hemeroteca na página eletrônica na internet. Um link disponibilizado no site www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br facilita a consulta de edições de mais de cem veículos de comunicação, entre jornais, revistas e outros periódicos que compõem a hemeroteca do arquivo.

Através do catálogo é possível obter informações sobre o estado de conservação do periódico, os exemplares disponíveis, a periodicidade e a descrição do conteúdo. Entre eles há exemplares que trazem notícias de importantes fatos da história contemporânea do Brasil, como a edição datada de 04 de outubro de 1930 do jornal ‘A Federação’, de Porto Alegre (RS), que se refere à revolução de 1930, que culminou na posse de Getúlio Vargas como presidente da república. O jornal campineiro ‘A Defesa’ de 24 de agosto de 1954 traz a notícia do suicídio do então presidente. É possível encontrar ainda muitos periódicos indaiatubanos, como exemplares do ‘A Gazeta de Indaiatuba’, que circulou na década de 1950 e em 1957 teve o nome alterado para ‘Tribuna de Indaiá’, um dos principais veículos de comunicação da atualidade no município.

“A disponibilização do catálogo objetiva facilitar a pesquisa e democratizar o acesso à informação, possibilitando ao usuário condições de acessar o conteúdo da hemeroteca, direcionando seu trabalho para a pesquisa in loco. Quando concluirmos o processo de digitalização, a partir do guia o usuário terá acesso também ao conteúdo do veículo pela internet. É um grande avanço para o arquivo público do município”, certificou o superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus.

A criação dos catálogos eletrônicos faz parte de um projeto de democratização e ampliação do acesso à informação iniciado pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba este ano. Em abril foram retomadas ainda as visitas guiadas ao Arquivo Público Municipal, que podem ser agendadas inclusive no período noturno.

• Redator(es): Gil Nunes