Fundação Pró-Memória disponibiliza segunda exposição virtual

Objetivo é democratizar o acesso a informação
03/07/2013 15:32h

Foto: Arquivo/Fundação Pró-Memória
Fundação Pró-Memória disponibiliza segunda exposição virtual

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba continua a série de exposições virtuais. O tema agora é Revolução Constitucionalista de 1932. O material já está disponibilizado no www.facebook.com/FundacaoProMemoriaDeIndaiatuba e no site da http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/. A escolha do tema é devido à data comemorativa da semana no estado de São Paulo da chamada Revolução Constitucionalista de 1932 que eclodiu na capital paulista no dia 09 de julho de 1932, sendo contrária ao novo quadro político que havia se instaurado no País após a Revolução de 1930 e contou com amplo apoio dos mais diversos segmentos das camadas médias paulistas. Nos poucos meses de conflito, São Paulo viveu um verdadeiro esforço de guerra, pois não apenas as indústrias se mobilizaram para atender às necessidades de armamentos, mas também a população se uniu na chamada Campanha do Ouro para o Bem de São Paulo. Desse modo, as cidades do interior paulista, assim como Indaiatuba, também se mobilizaram e tiveram importante participação neste conflito.

Segundo o superintendente do Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, as exposições virtuais têm o intuito de divulgar e democratizar o acesso à informação. “É mais uma maneira de divulgar o acervo da Fundação e dessa forma facilitar o acesso da população a história de Indaiatuba. As exposições contemplarão o nosso museu o arquivo público”, comenta o. “Conhecendo o nosso passado podemos projetar o nosso futuro”, acredita. “Atender a comunidade a partir do viés histórico-cultural, buscando divulgar e praticar a preservação do patrimônio histórico e a memória da cidade de Indaiatuba e da região, essa é a nossa missão”, afirma.

• Redator(es): Gil Nunes