Fundação Pró-Memória disponibiliza terceira exposição virtual

Mestre Vitalino começou modelando pequenos animais em sobras de barro
10/07/2013 13:55h

Foto: Cecil Ayres/Arquivo Fundação Pró-Memória
Fundação Pró-Memória disponibiliza terceira exposição virtual

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba coloca no ar quarta-feira (10) a terceira exposição virtual. O tema escolhido é o 104 anos de nascimento de Mestre Vitalino. O material será disponibilizado no www.facebook.com/FundacaoProMemoriaDeIndaiatuba e no site da http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/. A primeira exposição virtual teve como tema Fazendas de Indaiatuba e a segunda Revolução Constitucionalista de 1932.

MESTRE VITALINO

Filho de lavradores, ainda criança começou a modelar pequenos animais com as sobras do barro usado por sua mãe na produção de utensílios domésticos, para serem vendidos na feira de Caruaru/PE. Sua atividade como ceramista permaneceu desconhecida até 1947, quando o desenhista Augusto Rodrigues organizou no Rio de Janeiro a 1ª Exposição de Cerâmica Pernambucana, com diversas obras suas.

Em 1949 fez exposição no MASP e em 1955, integrou a exposição Arte Primitiva e Moderna Brasileiras, na Suíça. Hoje suas obras podem ser vistas no Museu do Louvre, França. Suas obras retratam a cultura nordestina, através do modo de vida dos sertanejos, especialmente do interior de Pernambuco. Seu estilo pessoal é marcante: nas feições, gestos, posturas e na corporação teatralizada das cenas.

Mestre Vitalino transmitiu sua técnica a vários discípulos, filhos e netos que seguem o mesmo repertório temático. Famílias inteiras se ocupam desse ofício em Caruaru que é considerada pela UNESCO um dos mais importantes centros de arte figurativa das Américas. A coleção de esculturas de Mestre Vitalino, do acervo do Museu Casarão Pau Preto, pertenceu ao colecionador Afonso Dante Chiara. Foi doada ao Museu em 1997, por Maria Tereza Chiara Monteiro Inácio.

Segundo o superintendente do Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, as exposições virtuais têm o intuito de divulgar e democratizar o acesso à informação. “É mais uma maneira de divulgar o acervo da Fundação e dessa forma facilitar o acesso da população a história de Indaiatuba. As exposições contemplarão o nosso museu o arquivo público”, comenta o. “Conhecendo o nosso passado podemos projetar o nosso futuro”, acredita. “Atender a comunidade a partir do viés histórico-cultural, buscando divulgar e praticar a preservação do patrimônio histórico e a memória da cidade de Indaiatuba e da região, essa é a nossa missão”, afirma.
  • Redator(es): Gil Nunes