Romaria à Pirapora é tema da quarta exposição virtual da Fundação Pró-Memória

Exposição estará no facebook e no site da fundação
16/07/2013 13:37h

Foto: Acervo Pró-Memória
Romaria à Pirapora é tema da quarta exposição virtual da Fundação Pró-Memória

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba coloca no ar quarta-feira (17) a quarta exposição virtual. O tema escolhido é a Romaria de Indaiatuba à Pirapora. O material será disponibilizado no www.facebook.com/FundacaoProMemoriaDeIndaiatuba e no site da http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/.

A Romaria de Indaiatuba à Pirapora neste ano comemora 71 anos. A Romaria de Indaiatuba a Pirapora, dedicada ao Bom Jesus de Pirapora, um dos mais importantes santuários paulistas, iniciou-se no ano de 1942 com a autorização da Cúria de Campinas. As primeiras contaram apenas com os cavaleiros, porém, em 1947 começaram a aparecer os charreteiros e os primeiros ciclistas. Já os pedestres começaram a surgir somente em 1951 devido a algumas dificuldades iniciais do percurso. Atualmente, a Romaria de Indaiatuba à Pirapora conta com a participação de milhares de fiéis sendo uma das mais importantes da região. As Romarias chegaram ao Brasil através da cultura religiosa lusitana.

Segundo o superintendente do Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, as exposições virtuais têm o intuito de divulgar e democratizar o acesso à informação. “É mais uma maneira de divulgar o acervo da Fundação e dessa forma facilitar o acesso da população a história de Indaiatuba. As exposições contemplarão o nosso museu o arquivo público”, comenta o. “Conhecendo o nosso passado podemos projetar o nosso futuro”, acredita. “Atender a comunidade a partir do viés histórico-cultural, buscando divulgar e praticar a preservação do patrimônio histórico e a memória da cidade de Indaiatuba e da região, essa é a nossa missão”, afirma.

• Redator(es): Gil Nunes