Social oferece a moradores de rua auxílio contra o frio

25/07/2013 17:11h

A Prefeitura de Indaiatuba por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) vinculado a Secretaria da Família e do Bem Estar Social, enviou na quinta-feira (25) uma equipe com assistente social, psicólogo, educador e agente social para encontrar e conscientizar as pessoas em situação de rua sobre os riscos à exposição ao frio. Durante a ação foram localizadas seis pessoas, sendo que duas foram direcionadas a abrigos assistenciais, uma voltou para família e outras três não aceitaram auxílio, mas ganharam cobertores e agasalhos. A ação se estenderá pela noite de quinta-feira até a manhã de sexta-feira (26).

A diretora da Proteção Social Especial, Sandra Maria de Moraes, salienta que a população pode ajudar no trabalho informando pelo número 0800 772 772 1 ou pelo 153 da Guarda Municipal as pessoas em situação de rua para serem atendidas pelo serviço especializado durante as noites mais frias. “Esse serviço está constantemente nas ruas sensibilizando essas pessoas sobre os riscos de permanecer na rua e atualmente temos cerca de 30 pessoas em situação de rua que são reincidentes, ou seja, já foram abrigados em alguma instituição não governamental da cidade, que mantém parceria com a Prefeitura, mas não permaneceram e voltaram para a situação inicial, pois são resistentes a qualquer tipo de tratamento ou acolhimento institucional”, explica Sandra e continua. “O trabalho de conscientização e orientação sempre é feito, mas não há nenhuma Lei que obrigue essas pessoas a serem retiradas forçadamente da rua, por isso, mantemos o atendimento de orientação durante todo o ano”, diz.

Dentro desta ação de combate ao frio entre as pessoas em situação de rua, todos que rejeitarem a opção de ir para um abrigo ou voltar para a família receberão roupas de frio e cobertores para que durante as noites mais frias fiquem protegidos e assim evitem problemas relacionados ao frio extremo.

• Redator(es): Laís Fernandes