A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Orquestra de Indaiatuba se apresenta na Câmara no sábado

Espetáculo começa às 20h e tem entrada franca
18/09/2013 14:53h


A Orquestra de Indaiatuba realiza no próximo sábado, dia 21, a partir das 20h, espetáculo gratuito na Câmara Municipal, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Sob a regência do maestro Paulo de Paula, o grupo trará como repertório Sinfonia em dó maior, KV116 (A. Vivaldi – 1968-1741), Suíte Holberg (E. Grieg – 1843-1907), Ponteio (C. Santoro – 1919-1989) e Adios Nonino (A. Piazzolla – 1921-1992). Informações (19) 3825-2056.



Sobre os autores e obras do repertório



Antonio Vivaldi, além de compositor, foi também um exímio violinista. Sua obra é extensa e variada, compreendendo gêneros como concertos (dentre os quais podemos destacar a famosa série “As Quatro Estações”) , sinfonias, óperas e cantatas sacras. A “Sinfonia em Dó Maior” é uma típica sinfonia do período barroco: uma peça curta e com três movimentos. Essas peças eram utilizadas como abertura de óperas, concertos ou como interlúdios instrumentais para obras vocais.



A “Suite Holberg” foi escrita originalmente para piano e depois orquestrada pelo próprio compositor, Edvard Grieg. A obra foi composta sob encomenda para homenagear o escritor e dramaturgo norueguês Ludvig Holberg (1684-1754). Como Holberg era contemporâneo de Bach e Handel, Grieg escreveu uma suíte dentro do que ele considerava como sendo o estilo barroco e colocou como subtítulo “Suite em estilo antigo”. Grieg pertence ao grupo de compositores românticos chamados de nacionalistas e sua obra está repleta de elementos da música folclórica norueguesa.



“Ponteio” também é uma obra nacionalista. Nela o compositor brasileiro Claudio Santoro mistura elementos da nossa música popular (ponteio refere-se ao toque da viola) com uma linguagem orquestral. Santoro é um dos maiores compositores brasileiros do século XX, tendo sido também regente e professor.



Encerrando o concerto, a Orquestra de Indaiatuba apresentará “Adios Nonino” do compositor argentino Astor Piazzolla. Contemporâneo de Claudio Santoro, Piazzolla também utilizava em suas obras uma mistura de elementos da música popular, como a milonga e o tango, com a música erudita, resultando em obras como ímpares.



Sobre a Orquestra de Indaiatuba



Criada no início de 2004 por iniciativa da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura, desde seu surgimento a Orquestra de Indaiatuba tem possibilitado a muitos jovens instrumentistas da cidade a oportunidade de se desenvolverem técnica e musicalmente, oferecendo aulas gratuitas de violino, viola e violoncelo e também permitindo sua participação nos ensaios e apresentações do grupo. Atualmente é formada por 16 instrumentistas que são dirigidos pelo maestro Paulo de Paula.



Serviço



Câmara Municipal de Indaiatuba – Rua Humaitá, 1.167 - Centro
  • Redator(es): Adriana Panzini
  • Release N.º: 1787

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba