Fundação Pro-Memória disponibiliza mais uma exposição virtual

19/11/2013 13:57h

Foto: Cássio Sampaio
Fundação Pro-Memória disponibiliza mais uma exposição virtual

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba está com mais uma exposição virtual. O material foi disponibilizado no www.facebook.com/FundacaoProMemoriaDeIndaiatuba e no site da http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/. O tema escolhido é do Dia da Consciência Negra.

As imagens são referentes as manifestações culturais promovidas pelo Movimento Marcha da Consciência Negra e pelo Grupo de Jongo “Filhos da Semente”. “Agradecemos ao fotógrafo Cássio Sampaio, a Marina Costa e todas as pessoas fotografadas”, comenta a diretora do Museu da Cidade, Cláudia Aparecida Kreidloro.

GRUPO DE JONGO “FILHOS DA SEMENTE”

O grupo de Jongo “Filhos da Semente” nasceu no ano de 2012, na cidade de Indaiatuba, a partir do encontro de Jociara Souza, filha do Mestre Jongueiro Tio Juca, de Barra do Piraí/RJ (também um dos fundadores do grupo de jongo “Sementes D'África”, da mesma cidade), do tambuzeiro Leonardo Marinho, mais conhecido como Nininho, também de Barra do Piraí, e da arte-educadora Marina Costa, indaiatubana por criação.

Vivências e oficinas de jongo realizadas em espaços públicos de educação formal e não formal, permitiram que outras pessoas se juntassem ao trabalho, nascendo o grupo de jongo “Filhos da Semente”. O grupo trabalha norteado pela necessidade de difundir, especialmente na cidade de Indaiatuba, o jongo, sua história e sua prática, enquanto manifestação cultural legitimamente brasileira, preservada pela tradição oral, como forma de resistência da população negra do sudeste paulista.

Atualmente é formado por Jociara Souza, Victor Edvani, Priscila Oliveira, Marina Costa, Cauê Costa, Leonardo Marinho, Kimberly Christie, Pamella Martelli, Diego Angelini, Moisés Monteiro, Brad Zill, Herberth Vital, Rafaele Paiva, Estela Manfrinato, Maicon Araki, Kaline Carvalho, Alessandra Mamede, Luma Bertelli, Júnior Rezende, Elizabeth Dias, Karoline Dias, Lucas Chagas, Lucas Abel e Claudio Branco.
  • Redator(es): Gil Nunes