Ano de 2013 marca início da integração regional com monitoramento para segurança

Proposta agora é ampliar participação de cidades
05/12/2013 14:18h

Foto: Arquivo- Eliandro Figueira - SCS/PMI

Neste ano, Indaiatuba dá um novo salto no combate à criminalidade com a implantação da Crim (Central Regional de Inteligência e Monitoramento). Ela é um projeto que integra o plano de governo 2013-2016 do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e está dentro do Plano de Segurança de Indaiatuba.

Atualmente estão conectadas online, as cidades de Indaiatuba, Itatiba, Jundiaí, Monte Mor e Vinhedo. A iniciativa começa a aplicar o conceito de cerca digital com a interligação dos monitoramentos, criando uma base de dados compartilhada, que vai combater de forma integrada e inteligente a ação dos criminosos. A proposta é ampliar com o tempo o número de participantes, tanto que estão em fase de adesão Jaguariúna, Nova Odessa e Louveira.

Todos os integrantes possuem sistema de monitoramento veicular. Ele permite capturar imagens de todos os veículos que passam pelos pontos monitorados e, automaticamente, informa por meio de sinal sonoro e visual, a presença de veículos suspeitos. O aviso se dá dentro das centrais instaladas em cada uma das cidades. Isso permite que o autor de crimes em um município seja localizado em outro.

O sistema é 100% automatizado e dispensa a presença de operadores. Nessa modalidade, Indaiatuba possui 96 câmeras fixas em 37 pontos. Itatiba tem 22 câmeras em 11 pontos; Jundiaí, 100 em 36 pontos; Monte Mor, 18 em 08 pontos; e Vinhedo, 43 em 13 pontos. Isso totaliza a interligação digital online de 279 câmeras e 110 pontos. Inicialmente, a Crim está habilitada para atuar diretamente em dois tipos de crimes: furtos/roubos de veículos e carros clonados.

“Procuramos estar sempre à frente e por isso além de ampliarmos internamente nosso monitoramento e avançar com as tecnologias empregadas, combater o crime de forma regional vai reduzir a ação dos criminosos. Eles estarão monitorados em todas as cidades, seja por crimes cometidos lá ou em outro município integrado. Estamos fechando o cerco e acreditamos que quanto mais integrantes, mais efetivo será o combate e os resultados serão ainda melhores”, comenta o chefe do Gabinete do prefeito e secretário municipal de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto.

Ampliação

Em Indaiatuba, o videomonitoramento urbano foi ampliado em 47 câmeras, 11 móveis e 36 fixas, com foco urbano. Elas estão no centro da cidade, avenida Ário Barnabé e rua 80, no Jardim Morada do Sol. Foi investido um valor de R$ 600 mil de recursos do Fundocamp (Fundo da Região Metropolitana de Campinas). Essa é a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a inaugurar a ampliação com investimentos repassados pela Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).

Novo projeto

Também está em andamento o convênio com a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) do Ministério da Justiça, no valor aproximado de R$ 1,2 milhão. Deles, em torno de R$ 715 mil são especificamente para ampliação do monitoramento urbano. O restante é destinado a custear cursos. A implantação deste convênio está prevista para este semestre. Com ele devem ser instaladas 45 novas câmeras. Dessas, 29 (25 fixas e quatro móveis) vão ficar em 18 pontos na Cecap e outras 16 (12 fixas e quatro móveis) em 13 pontos no Distrito Industrial.

Estrutura

A atual estrutura de câmeras de monitoramento em Indaiatuba – já somadas as financiadas pelo Fundocamp - é a seguinte:

Monitoramento Urbano

37 câmeras fixas

28 câmeras móveis

(total de 65 câmeras em 62 pontos)

Monitoramento Veicular

96 câmeras fixas

(em 37 pontos)

Câmera Cidadã

(câmeras particulares cadastradas pela população na Prefeitura)

161 câmeras públicas fixas e móveis

99 pontos monitorados em toda a cidade

Estatística

Entre janeiro e novembro de 2013, a Guarda Municipal realizou 6.970 operações. Entre elas estão 5.944 patrulhamentos focados e 994 operações “Saturação”. No telefone da GM, o 153, foram atendidas 39.236 ligações e o total de prisões e apreensões chegou a 692.

Foram 16 procurados capturados, 23 armas apreendidas e 96 veículos recuperados. A GM prendeu 249 pessoas e apreendeu 46 menores de idade em flagrante. Outros 13 pichadores acabaram detidos e 245 flagrantes foram registrados. A Guarda ainda realizou 245 patrulhamentos em eventos, 173 abordagens de suspeitos e 134 abordagens de veículos suspeitos.

Somente relativo a drogas, a corporação registrou 315 ocorrências, com 99 flagrantes, 110 maiores de idade presos e 21 adolescentes apreendidos todos em flagrante. As apreensões atingiram 10.128 porções.
  • Redator(es): Lincoln Franco