Indaiatuba sedia Campeonatos Brasileiros Juvenil e Sevens de rugby dias 20 a 22

17/12/2013 11:45h

Foto: Fotojump/CBRu
Indaiatuba sedia Campeonatos Brasileiros Juvenil e Sevens de rugby dias 20 a 22

Indaiatuba sediará nos próximos dias 20 a 22 de dezembro dois dos principais campeonatos de rugby do país, promovidos pela Confederação Brasileira de Rugby, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e do Sesi. Na sexta acontece o Campeonato Brasileiro de Rugby Juvenil “Copa Cultura Inglesa”, e no sábado e domingo, é a vez do Campeonato Brasileiro de Sevens (BR Sevens), com jogos no Centro Esportivo Rêmulo Zoppi e no Sesi das 09h às 19h. A entrada é franca. O município será representado pelas equipes do Indaiatuba Rugby Clube – Tornados e os jogos finais do BR Sevens terão transmissão ao vivo pelo canal SporTV. O torneio dá também direito a Bolsa Atleta para os três primeiros classificados, tanto no masculino quanto no feminino. Informações (19) 3825-6270.

“É uma grande satisfação para nós poder sediar a disputa de competições relevantes no rugby, ajudando a consolidar a modalidade em Indaiatuba e região”, diz o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Além do apoio ao Tornados, em 2013 o rugby passou a fazer parte das 22 modalidades que podem ser praticadas gratuitamente no nosso programa de caráter educacional Esporte Cidadão-Pria, direcionado a crianças de 06 a 17 anos. Tivemos ainda a alegria de ter dois jogadores do Tornados escalados para a Seleção Brasileira de Rugby M19 em 2014, Marcelo Ramalho Júnior e Pedro Vinícius Bedin. É importante termos o exemplo destes atletas locais, que estão de parabéns, no desenvolvimento de sua carreira esportiva, transmitindo à criançada valores como determinação e atuação ética para o sucesso”, completa.

“Nosso objetivo é transformar Indaiatuba em um polo de desenvolvimento do rugby aqui no interior de São Paulo”, acrescenta o vice-presidente do Tornados Marcelo Amato. “O rugby em Indaiatuba começou há seis anos, em 2007, com um grupo de amigos que se reuniu e decidiu praticá-lo. A Prefeitura abraçou a causa do esporte e tem nos apoiado em todos esses anos. E, no caso do Sesi, com a introdução do Projeto Try Rugby, tais eventos também engrandecem as suas atividades. Quanto mais nós fomentarmos o rugby em Indaiatuba, melhor”, finaliza Amato.

Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil

O Campeonato Brasileiro de Rugby Juvenil “Copa Cultura Inglesa” é considerado o maior torneio de base de rugby no Brasil e nesta edição trará partidas entre seleções estaduais nas categorias Masculino M17 (17 e 16 anos) e M19 (19 e 18 anos), e Feminino M18 (16 a 18 anos). Serão três equipes de São Paulo, uma de Minas Gerais, uma do Rio de Janeiro, uma de Santa Catarina, uma do Paraná e mais uma do Rio Grande do Sul disputando o torneio na modalidade olímpica de Sevens, que retorna nos Jogos do Rio em 2016. A realização é da Confederação Brasileira de Rugby, com patrocínio máster da Cultura Inglesa e apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Sesi.

BR Sevens

O BR Sevens é o principal torneio nacional da modalidade de Rugby Sevens, e conta com representantes das cinco regiões do Brasil. Rugby Sevens é uma variante do rugby sancionada pelo Conselho Internacional de Rugby (IRB) jogado com apenas sete jogadores em cada time e em dois tempos de sete minutos cada. Serão 20 equipes disputando o masculino e 16 o feminino, confira abaixo:

São Paulo: São José, SPAC, Pasteur, Jacareí e União Rugby Alphaville

Nordeste: Alecrim (RN)

Centro Oeste: Cuiabá (MT)

Norte: GRUA (AM)

Santa Catarina: Desterro e Chapecó

Rio de Janeiro: Rio Rugby e Niterói

Paraná: Curitiba e Lobo Bravo

Rio Grande do Sul: Farrapos e Serra Rugby Clube

Minas Gerais: Uberlândia e Varginha

Convidados: Tornados Indaiatuba e Itaguaí (RJ)

Feminino

São Paulo: SPAC, Bandeirantes, São José, Rio Branco e Jacareí

Rio de Janeiro: Niterói

Santa Catarina: Desterro

Rio Grande do Sul: Charrua e San Diego

Minas Gerais: BH Rugby

Paraná: Curitiba e Toledo

Nordeste: Recife (PE)

Centro Oeste: Goianos (GO)

Convidado: Vitória (ES) e Ipatinga (MG)

Na categoria feminina, as oito equipes melhor colocadas no BR Sevens se classificarão automaticamente como equipes “fixas” no Circuito Brasileiro Feminino de Rugby Sevens, o Super Sevens, de 2014.

Sobre o rugby

De acordo com dados da Confederação Brasileira de Rugby, o rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Serviço

Centro Esportivo Rêmulo Zoppi - Av. Francisco de Paula Leite, 2701 – Jardim Califórnia

Sesi - Av. Francisco de Paula Leite, 2701 – Jardim Califórnia
  • Redator(es): Adriana Panzini