Cultura promove apresentação gratuita da Orquestra OPUS e Derico no dia 15 no Ciaei

Espetáculo às 20h30 comemora Dia Internacional da Mulher
10/03/2014 17:27h

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura promove no próximo dia 15, sábado, a partir das 20h30, espetáculo gratuito com a Orquestra de Câmara OPUS e o músico Derico Sciotti, saxofonista do Programa do Jô da TV Globo. A apresentação, que terá regência do maestro Leonardo Cunha, acontece na Sala Acrísio de Camargo e homenageia o Dia Internacional da Mulher. O repertório incluirá obras de compositores eruditos e arranjos exclusivos da música popular brasileira. Informações (19) 3825-2056.

Sobre a Orquestra OPUS

A Orquestra de Câmara OPUS foi formada em outubro de 2006 o propósito de popularizar a música orquestral e erudita e também aproximar a música popular do arranjo clássico, com grande parte de seu repertório voltado para a música brasileira. Atualmente é composta por 15 músicos entre instrumentos de cordas e sopros. Desde sua criação desenvolve o projeto “Orquestrando Brasil”, com a proposta de levar aos brasileiros de todos os lugares a riqueza da nossa música e estreitar a distância ainda existente entre o grande público e eventos culturais eruditos. Já foram realizadas apresentações em mais de 60 cidades de seis estados brasileiros. O projeto conta o patrocínio da Tracbel, Volvo e Cemig através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e derivou ainda na gravação de um CD em 2007 com as canções que tiveram maior receptividade do público. A partir deste trabalho, a OPUS ganhou projeção internacional, com espetáculos no Peru, na Alemanha e na França, e já se apresentou com inúmeros artistas convidados como Derico Sciotti (Saxofonista do Programa do Jô), Ulla Benz (violino/Alemanha), Jasmin Gottstein (flauta/Alemanha), Márcio Carneiro (Violoncelo/Suíça), Knut Andreas (maestro/Alemanha), James Strauss (flautista), Fafá de Belém, Milton Nascimento e Daniela Mercury.

Sobre Leonardo Cunha

Nascido na cidade de Niterói no Rio de Janeiro, Leonardo Cunha iniciou seus estudos musicais aos 7 anos de idade com o piano. Aos 11 anos incluiu o violino, instrumento ao qual se dedicou mais amplamente, com o bacharelado e mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Seu currículo aponta para um profundo interesse na interação entre música erudita e popular, com um trabalho que envolve desde arranjo e composição para teatro, espetáculos, encontros e festivais à regência de orquestras e coros e produção musical de diversos artistas. Entre os artistas com quem atuou estão Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Roberto Menescal, Emílio Santiago, Leila Pinheiro, Danilo Caymi, Derico Sciotti, Wanda Sá, Celso Adolfo, Fafá de Belém, Milton Nascimento, entre outros. Em 2008 lançou um livro de arranjos de música brasileira para coral intitulado "MPB a Quatro Vozes", que é utilizado por vários corais no Brasil e no exterior. Em Junho de 2011 foi convidado a reger a Orquestra Sinfônica Collegium Musicum de Potsdam, na Alemanha, em um concerto com músicas brasileiras. Atualmente é o maestro titular da Orquestra de Câmara OPUS, da Orquestra Sinfônica de Nova Lima, do Coral da Comunidade Luso Brasileira, do Coral da GEPES-Banco do Brasil, do Coral da CAC Fim de Tarde e do Coral da AABB/BH.

Sobre Derico Sciotti

Profissional desde os 11 anos, Derico Sciotti começou seus estudos de flauta aos 5 anos de idade. Desde então, teve a oportunidade de estudar com mestres renomados como João Dias Carrasqueira, Antônio Carlos Carrasqueira, entre outros. De formação erudita, obteve grande repercussão nacional a partir de 1974, quando ganhou vários concursos nacionais e internacionais para jovens instrumentistas. Em 1979, paralelamente à sua carreira erudita, começa a tomar conhecimento de novos estilos musicais como jazz, blues, música instrumental (fusion) e música experimental (dodecafonismo e minimalismo). É nesse momento que abre as perspectivas instrumentais, aprendendo linguagens novas de instrumentos como saxofone, guitarra, contrabaixo, violão, bateria e piano. Em 1990, foi convidado a participar das gravações do programa Jô Soares Onze e Meia do SBT Canal 4 de São Paulo como saxofonista e flautista do Quinteto Onze e Meia. Este trabalho possibilitou a Derico Sciotti tocar com músicos como George Benson, Billy Cobham, Ian Anderson, Ray Coniff, Randy Crawford, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Cláudio Roditi, Pepeu Gomes, Ed Motta, Pedrinho Máttar, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, entre outros. Além de músico, passou a atuar também como "Assessor para Assuntos Aleatórios", participando e ajudando Jô Soares nas mais diversas e inusitadas situações criadas dentro do programa. Hoje é contratado da Rede Globo de Televisão, onde atua no Programa do Jô, juntamente com O Sexteto.

Sobre as Orquestras de Câmara

As orquestras de câmara são regidas por um maestro e compostas por um número de músicos menor que as orquestras do tipo sinfônica e filarmônica. Foram criadas tradicionalmente para apresentações em locais menores e públicos reduzidos. Este arranjo permite maior flexibilidade e mobilidade dos músicos, ao mesmo tempo que oferece aos ouvintes a experiência singular da tradução de notas e partituras complexas, na harmonia e enlevo que somente uma orquestra pode oferecer.

Serviço

Sala Acrísio de Camargo – Ciaei - Avenida Engenheiro Fabio Roberto Barnabé, 3.655 - Jardim Regina

• Redator(es): Adriana Panzini