A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeito lança pedra fundamental do empreendimento Parque Campo Bonito

O local com área de 646.516,49 m² terá mais de 3.300 imóveis
03/04/2014 16:13h


Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Prefeito lança pedra fundamental do empreendimento Parque Campo Bonito

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB) lançou na manhã de quinta-feira (3) Pedra Fundamental do empreendimento popular Parque Campo Bonito. O evento contou com a presença de autoridades locais no loteamento do projeto, que fica na avenida Horst Frederico João Heer, Parque Campo Bonito, Bairro Buru.



Fez uso da palavra além do prefeito municipal o secretário de Habitação, Luiz Henrique Furlan; o deputado estadual, Rogério Nogueira (DEM); o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Glauber Marques Correa; o diretor presidente da HM Engenharia e Construções, Henrique Bianco e o presidente da Câmara, Luiz Alberto Pereira ‘Cebolinha’.



O secretário da pasta enfatizou que esse projeto é um marco para a cidade. “Esse empreendimento é uma iniciativa do prefeito, Reinaldo Nogueira, que está cumprindo sua proposta de trabalho. Serão 2048 apartamentos na faixa 1 e mais 800 casas na faixa 2 do Minha Casa Minha Vida. Quero parabenizar a administração municipal pelo feito e com certeza essa obra será um marco para Indaiatuba”, comenta Furlan.



Em seguida o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Glauber Marques Correa disse. “Hoje é um dia de alegria e satisfação para a CEF em participar deste grande projeto. Temos aqui a parceria do Governo Federal, Casa Paulista do Governo Estadual, Prefeitura e a HM Engenharia. Essa obra marca Indaiatuba como referência em projetos habitacionais onde beneficiará cerca de 10 mil pessoas”, fala Correa.



O diretor presidente da HM Engenharia e Construções, Henrique Bianco, lembrou sobre a aprovação do Plano Diretor o qual viabilizou a formatação do projeto. “Quero agradecer a Câmara de Indaiatuba que votou a favor da mudança dessa área de rural para zona de interesse social e assim conseguimos essa área para levantar o empreendimento. A HM já construiu mais de 100 mil casas em 40 anos de trabalho e sabemos que um projeto dessa proporção só é alcançado com um prefeito empreendedor”, destaca Bianco.



O presidente da Câmara de Indaiatuba deu sua palavra em apoio o projeto habitacional. “Agradeço a HM Engenharia pelo reconhecimento e parabenizo o prefeito e toda equipe da Secretaria de Habitação pelo trabalho empenhado, essa ação vai concretizar o sonho de muitas famílias que poderão morar e se desenvolver com mais dignidade em seu próprio lar”, relata Cebolinha.



Em continuidade ao evento o deputado Estadual, Rogério Nogueira, ressaltou as obras que contém recursos do Governo do Estado. “Esse empreendimento é muito importante para Indaiatuba e o Governo do Estado faz parte desse projeto assim como muitas outras obras; são de 40 milhões de reais do Governo do Estado investidos em Indaiatuba. Agradeço a presença dos alunos da Fiec do curso técnico de edificações, pois somos a única cidade que tem condições de oferecer curso técnico a todos os alunos do Ensino Médio, graças à parceria com o Estado”, ressalta Nogueira.



O prefeito do município mostrou satisfação em lançar a Pedra Fundamental do Parque Campo Bonito. “Agradeço toda equipe de trabalho que esteve envolvida nesse projeto, foi uma longa reunião no Ministério das Cidades para apresentar esse projeto que é inédito no País, nenhuma cidade realizou um empreendimento deste tamanho e entregou com a infraestrutura que vamos fazer, com escola, unidade de saúde, centro comunitário, creche, terminal de ônibus, entre outros feitos. Sonhamos e buscamos a concretização deste sonho, conseguimos esses feitos, pois temos bons projetos e esse é um marco para a população de Indaiatuba”, salienta Reinaldo Nogueira.



Após os discursos os convidados presentes participaram do lacre da urna do tempo, contendo dados sobre a obra, notícias publicadas, fotografias entre outros objetos. A urna foi colocada em uma caixa de concreto lacrada para ser aberta na próxima década. O prefeito e as demais autoridades municipais realizaram o descerramento da placa da Pedra Fundamental.



PARQUE CAMPO BONITO



O projeto habitacional foi lançado em outubro de 2013. O local com área de 646.516,49 mil metros quadrados terá 2.048 apartamentos populares da faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida; 800 casas da faixa 2 do PMCMV e 462 lotes mistos (comercial e residencial) na segunda etapa.



A área é de propriedade da HM Engenharia e Construções S.A, do grupo da Construtora Camargo e Correia, que firmou parceria com os entes envolvidos para a realização do empreendimento. O projeto desenvolvido por Indaiatuba será usado pelo Ministério das Cidades e pela CEF como modelo padrão a ser aplicado no Brasil.



De acordo com o projeto, os apartamentos serão direcionados para famílias já cadastradas na Secretaria de Habitação da Prefeitura de Indaiatuba com renda até R$ 1.600,00. O valor total é de 96 mil reais por unidade; os quais serão 76 mil reais subsidiados pelo Ministério das Cidades e 20 mil reais pelo programa Casa Paulista do Governo do Estado de São Paulo.



Os beneficiados pagarão o correspondente a 5% do seu rendimento ao mês no período de 10 anos, com parcela no mínimo de 25 reais e máxima de 80 reais.



Os imóveis terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, sendo 51,41 metros quadrados de área privativa mais uma vaga de garagem. Todas as unidades serão adaptáveis e entregues com piso cerâmico. Os apartamentos serão divididos em oito condomínios com portaria, centro de convivência e lixeira sendo 120 blocos com térreo mais três andares e 48 vagas para visitantes. Atendendo às exigências de qualidade do PMCMV, o loteamento possuirá infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e disponibilidade de acesso ao transporte público.



As casas da segunda etapa do projeto serão destinadas para famílias também já cadastradas na Prefeitura com renda entre três e seis salários mínimos. O valor inicial será de 120 mil reais, sendo 24 mil subsidiados pela CEF e o restante 96 mil reais financiado pela mesma. Os proprietários terão até 35 anos para pagar.



Como contrapartida a Prefeitura irá investir em obras de infraestrutura no empreendimento. Será construída uma Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico), uma Creche, recursos correspondentes a 6% do empreendimento dos apartamentos; uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e um Centro Comunitário, em que o Executivo Municipal deverá solicitar verbas para a construção. A próxima etapa é a assinatura do projeto e o alinhamento das diretrizes para posteriormente dar início às obras que serão executadas pela construtora HM Engenharia.
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 426

Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba