A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Inscrições para Semana de Estudos Artísticos da Cultura começam dia 07

Premiado ilustrador Odilon Moraes ministrará oficinas na programação
03/04/2014 18:08h


Foto: Ethnocentrics
Inscrições para Semana de Estudos Artísticos da Cultura começam dia 07

A Secretaria Municipal de Cultura abre no próximo dia 07 de abril, segunda-feira, as inscrições para a Semana de Estudos Artísticos. A programação acontece de 22 a 27 de abril e é totalmente gratuita, destinada aos residentes em Indaiatuba. Serão oferecidos oficinas, workshops e palestras ministradas por alguns dos mais renomados profissionais nas diversas áreas e manifestações artísticas, englobando temas específicos ou abordando assuntos transversais, com o objetivo de proporcionar aos talentos da cidade a oportunidade de se aperfeiçoar. As adesões devem ser realizadas no Centro de Convenções Aydil Bonachella, de segunda a sexta, das 08h às 16h, até o término das vagas. É necessário apresentar documento com foto, comprovante de endereço e doar uma lata de leite em pó (por oficina ou palestra), que será revertida às instituições atendidas pelo Funssol. Informações (19) 3894-1867.



Confira a programação da Semana de Estudos Artísticos



Dia 22 de abril – terça-feira

18h30 às 20h30 - Oficina de fotografia* por Marta Campos – 30 vagas

20h às 21h30 – A Dança Contemporânea Encena (Dança e Teatro) por Fabiano Lima – 40 vagas

Dia 23 de abril – quarta-feira

19h às 20h30 – Palestra “Administração da Carreira Artística”, com Nelson Ayres – participação livre

20h30 às 22h – Jam Session com Nelson Ayres – participação livre

20h às 21h30 - A Dança Contemporânea Encena (Dança e Teatro) por Fabiano Lima – 40 vagas

Dia 24 de abril – quinta-feira

20h às 21h30 - A Dança Contemporânea Encena (Dança e Teatro) por Fabiano Lima – 40 vagas

20h30 às 22h30 – Iluminação Cênica por Luiz Coelho – 40 vagas

Dia 25 de abril – sexta-feira

19h às 20h30 – Oficina de Graffiti* por Cristian Psedks e Doug 13 – 20 vagas

19h às 22h – Oficina “O que é e como funciona o livro ilustrado” por Odilon Moraes – 30 vagas

20h às 21h30 – Dança Contemporânea Urbana (Dança contemporânea através do Hip Hop) por Eduardo Menezes – 40 vagas

Dia 26 de abril - Sábado

09h às 13h – Preparação vocal: técnica e expressão para o teatro por Viviane Barrichelo e Alessandra Krausszalaf – 20 vagas

14h às 17h – Teatro Performático por André Dalan – 30 vagas

14h às 16h – Palestra “O Vampiro na Literatura Ocidental” por Salma Ferraz – participação livre

16h30 às 19h30 – Oficina “Um recorte na história da produção de livros ilustrados na literatura infantil brasileira” por Odilon Moraes – 30 vagas

17h às 18h30 - Dança Contemporânea Urbana (Dança contemporânea através do Hip Hop) por Eduardo Menezes – 40 vagas

Dia 27 de abril - Domingo

14h às 17h – Teatro Performático por André Dalan – 30 vagas

10h às 12h30 – Oficina “O novo conto brasileiro” por Salma Ferraz – 50 vagas

10h às 11h30 - Dança Contemporânea Urbana (Dança contemporânea através do Hip Hop) por Eduardo Menezes – 40 vagas

Haverá ainda uma palestra ministrada por profissionais do ProAc da Secretaria de Estado da Cultura sobre editais e ICMS que ainda está em confirmação de horário de data. Os locais de realização das atividades serão informados no momento da inscrição. As oficinas marcadas com o símbolo * terão continuidade após o encerramento da Semana de Estudos Artísticos.



Sinopse das atividades e currículo dos professores

Fotografia por Marta Campos

Tema proposto: “Oras bolas”

Objetivo: propor aos participantes um aprendizado básico de fotografia teórico e prático. Aproveitando a Copa do Mundo, a ideia é explorar a bola para passar os conceitos básicos de fotografia.

Marta Campos teve sua vocação para fotógrafa despertada após ver uma exposição de Richard Avedon em Nova Iorque. Morando na França durante 16 anos, se dedicou e estudou durante dois anos na faculdade de fotografia. Estagiou em uma das maiores agências de fotografia do mundo, a Magnum Fotos (Cartier Bresson fez parte dessa agência), estagiou em jornais e no exército francês, progredindo na carreira de fotojornalista. De volta ao Brasil, morou em São Paulo, onde desenvolveu vários trabalhos para a Embaixada Francesa e em uma Agência de Imprensa (Argos Foto). Após três anos, escolheu Indaiatuba para morar, onde hoje se sente realizada plenamente sendo proprietária de um estúdio fotográfico e lecionando a fotografia, sua primeira paixão.



Palestra “Administração da Carreira Artística”, com Nelson Ayres

Tem como público alvo músicos profissionais, estudantes e professores de música. O objetivo é oferecer uma visão abrangente da atividade profissional discutindo as alternativas dos músicos frente ao mercado de trabalho, as novas tendências, processos de produção e divulgação de espetáculos, a questão dos incentivos fiscais, relacionamento com órgãos de classe (OMB, sindicatos, ECAD, arrecadadoras de direitos), gravadoras e agentes.

Nelson Ayres é pianista, arranjador e compositor. Começou ainda criança a tocar acordeão e logo o trocaria pelo piano. Iniciou seus estudos com a música erudita em 1959, com Paul Ursbach, e se enveredou pelos caminhos do jazz brasileiro e da Bossa Nova. Gravou com grandes músicos como Dizzy Gillespie, Benny Carter, Chico Buarque e Milton Nascimento. No final dos anos 60 largou a faculdade de Administração de Empresas da FGV e entrou de cabeça no mundo da música. Estudou na afamada Berklee School of Music, em Boston (EUA). De volta ao Brasil, formou a Banda de Nelson Ayres, com vinte músicos, com destaque para os metais. Em 1979, o arranjador lançou seu primeiro álbum solo e organizou o I Festival de Jazz de São Paulo. Com a Banda Pau Brasil, retornou aos palcos internacionais. Enquanto os conjuntos instrumentais do país bebiam na fonte do jazz, fazia o caminho inverso, mergulhava na música brasileira. Em 1985, a convite de César Camargo Mariano, participou do projeto Prisma. Com dois tecladistas à frente de uma grande parafernália eletrônica, essa foi uma das primeiras iniciativas com o gênero eletrônico no Brasil. Sete anos depois, o pianista assumiu a regência e a direção artística da Orquestra Jazz Sinfônica, função que ocupou por nove anos.



Jam Session com Nelson Ayres

Será uma aula prática para alunos de música já com bom nível de desenvolvimento, em formato de “jam session”, isto é, uma sessão de música improvisada, onde caberá ao condutor dar paralelamente orientações quanto a estilo, técnica e interpretação.



A Dança Contemporânea Encena (Dança e Teatro) por Fabiano Lima

Fabiano Lima é bailarino, professor e coreógrafo de dança contemporânea. Caracteriza-se por desenvolver seus trabalhos, sempre, a partir dos bailarinos para os quais coreografa, descobrindo a expressividade em cada corpo-indivíduo. Sua pesquisa em dança intercruza a movimentação típica da dança contemporânea com a linguagem teatral. Suas coreografias são marcadas por um lirismo que as permitem ser densas e suaves ao mesmo tempo. Natural do sul do Brasil, vive há mais de dez anos em São Paulo, onde já trabalhou em diversos grupos de dança como Pavilhão D Centro de Artes (São Paulo-SP), Jaime Arôxa (São Paulo-SP), Faces Ocultas Cia de Dança (Salto-SP), dentre outros. Coreografou para Cia de Dança de Caxias do Sul, e em setembro inicia seus trabalhos como coreógrafo residente na CEP em Artes Basileu França –Goiânia-GO. Participou de diversos festivais de dança, acumulando mais de 150 premiações no país. Em 2011, no Gran Prix Paulínia, foi um dos indicados pela Akademie Sholoss Solitude na Alemanha para uma residência coreográfica naquele país.



Dança Contemporânea Urbana (Dança contemporânea através do Hip Hop) por Eduardo Menezes

Professor e coreógrafo de dança contemporânea há 15 anos, foi revelação do XV Festival de Dança de Joinville e coreógrafo do reality show de dança "Bounce" em Angola. Realizou trabalhos comerciais com Wanessa Camargo e Lorena Simpson. É professor e coreógrafo da Cia Anderson Couto de São Paulo.



Oficina de Graffiti por Cristian Psedks e Doug 13

Conteúdo: História do graffiti internacional, nacional e em Indaiatuba, filmes e documentários.

Criação de letras e personagens, criação do próprio estilo. Tipos de traço fino, grosso, continuo, nítido, esfumaçado, efeitos brilho, sombra, degrade, etc.

Cristian Psedks: nascido e criado em Indaiatuba, se envolveu com a cultura Hip Hop no final dos anos 90. Teve seu primeiro contato com o graffiti em 2000 e em 2003 formou uma crew com os amigos, passando a participar de eventos no interior e capitais do Brasil. Sempre foi adepto das letras “wild-style”. No final de 2010 sentiu a necessidade de buscar outras técnicas e formas de se expressar, com isso criou um estilo paralelo a sua letra, começando a pintar quadros, objetos inusitados e murais, onde pode levar os dois trabalhos separados ou uni-los em uma única obra.

Doug 13: seu estilo característico é "personagem", sejam pessoas, animais, paisagens, todo mundo que o desenho engloba. Atualmente segue um estilo mais HQ (Histórias em Quadrinhos). Em sua trajetória já percorreu muitas cidades e estados do país em eventos ou painéis coletivos. Em Indaiatuba participou de eventos e encontros de graffiti, além de projetos em escolas e pinturas em pontos turísticos da cidade, como o “Cristo Redentor” do Jardim Morada do Sol.



Oficina “O que é e como funciona o livro ilustrado” por Odilon Moraes

Conteúdo: uma breve introdução ao que tem sido considerado um novo gênero literário. Nascido dentro da literatura para crianças, o livro ilustrado tem como característica uma interdependência entre imagens e texto, e a maneira peculiar como elas ocupam o suporte livro. Público: professores, ilustradores, escritores, artistas gráficos ou qualquer interessado na descoberta desse gênero literário.

Odilon Moraes é ilustrador e escritor de literatura infantil há mais de 20 anos. Como ilustrador recebeu duas vezes o Prêmio Jabuti, e como autor e ilustrador recebeu duas vezes o prêmio de melhor livro para crianças da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Desde 2004 se dedica também a palestras e oficinas sobre história do livro ilustrado em instituições como o Instituto Tomie Otake, Centro Cultural Lazar Segall, SESC, entre outros. Nesse ano seu livro Traço e Prosa, Conversa com Ilustradores, da editora Cosac Naify, em que entrevistou 12 consagrados ilustradores brasileiros, recebeu o prêmio de melhor livro Teórico pela FNLIJ.



Oficina “Um recorte na história da produção de livros ilustrados na literatura infantil brasileira” por Odilon Moraes

Serão abordadas obras de autores e ilustradores como Ângela Lago, Eva Furnari, Roger Mello, Ziraldo, entre outros. Público: professores, ilustradores, escritores, artistas gráficos ou qualquer interessado na descoberta desse gênero literário.



Teatro Performático por André Dalan

Conteúdo: primeiros contatos com a arte performática. A proposta é apresentar de que forma o teatro se apropriou da arte performática, discutir e experimentar a performatividade. Pesquisar e experimentar o teatro performático, teatro documental e teatro expandido. Que venha ao encontro com a nova condição humana, como um campo fértil de inovações que o teatro ainda venha a assumir definitivamente, ou pelo menos experimentá-las.

André Dalan é formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, Teatro Escola Macunaíma e Escola de Atores Wolf Maya. Estudou canto com Giovana Gomes, preparação em dança com Jazz Brasil, preparação Corporal Action com Inês Aranha, realizou oficina de atores com o diretor Zé Henrique de Paula no teatro do núcleo experimental, Juliana Galdino no Club Noir , Teatro Expandido e Teatro Performático com o grupo Satiros.



Palestra O Vampiro na Literatura Ocidental com Salma Ferraz

Conteúdo: palestra sobre a história literária dos vampiros e sua evolução ao longo dos anos, passando por textos fundamentais da literatura vampírica, começando por Drácula de Bram Stoker, passando por Entrevista com o Vampiro de Anne Rice e finalizando com da saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer. Salma Ferraz graduou-se em Letras pela Faculdade Hebraico Brasileira Renascença de Letras de São Paulo (Hebraica), especializou-se em Literatura Brasileira e Literatura Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Mestre em Literatura Portuguesa e Doutora em Literatura Portuguesa pela Unesp, campus de Assis. Fez seu Pós Doutorado em Literatura e Teologia na UFMG (2008). Foi Bolsista da Fundación Carolina na Universidad Autónoma de Madrid (2009). É Professora Associada de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em Florianópolis e atua na Pós Graduação de Literatura com a linha de Pesquisa Teopoética - Os Estudos Comparados entre Teologia e Literatura. É Membro da ALALITE, Associação Latino Americana de Literatura e Teologia, é membro da ABRALIC e ABRAPLIP, dirige o NUTEL- Núcleo de estudos comparados entre Teologia e Literatura. É Graduanda de Teologia na FACASC, Faculdade Católica de Santa Catarina. É crítica e ensaísta com inúmeros artigos publicados e autora de diversos livros de crítica literária e ficção. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase no diálogo com a literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: José Saramago, Teologia, Bíblia e Literatura, Madalena, Judas, Diabo, O demoníaco na Literatura, o vampiro na Literatura. É contista com diversos prêmios recebidos e livros publicados.

Oficina “O novo conto brasileiro” por Salma Ferraz

Conteúdo: a oficina destina-se a leitura e conhecimento de grandes contistas brasileiros. Em sua maioria, os melhores contistas da atualidade são desconhecidos do público leitor e ignorados pela mídia impressa e televisiva. Leremos e dramatizaremos contos de: Marcelino Freire, Luiz Vilela, Walmor Santos, Julio de Queiroz, Ivana Arruda Leite, Augusta Faro, Stella Florence, Amilcar Bettega e Altair Martins.



Preparação vocal: técnica e expressão para o teatro por Viviane Barrichelo e Alessandra Krausszalaf

Objetivo: trabalhar com os participantes a relação técnica vocal e interpretação do texto incentivando-os a construir as vozes de seus personagens de maneira sadia, expressiva e flexível. Conteúdo: os recursos vocais passo a passo: técnica, saúde e expressividade. Ajustes do apoio respiratório, pausas, tom, volume, melodia, ressonância, articulação, ênfases, velocidade e projeção. Aquecimento e desaquecimento vocal.

Viviane Barrichelo é fonoaudióloga pela Universidade de São Paulo - CRFa.8801; Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia com curso no Centro de Estudos da Voz; Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina; Aperfeiçoamento em Voz Profissional pelo American Institute for Voice and Ear Research, Filadelfia, EUA; Sócia da Vocalis – Voz & Expressão trabalhando em ambientes corporativos com foco em gestão de saúde e de comunicação, bem como fonoaudióloga clínica e preparadora vocal de diversos profissionais da voz.

Alessandra Krausszalaf é fonoaudióloga clínica formada pela Universidade de São Paulo – CRFa 7616; Aprimoramento em Voz: Fonoaudiologia – Voz, Comunicação e Sociedade num contexto multiprofissional – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Professora de Expressão vocal na Escola de Atores Wolf Maya; Sócia da Vocalis – Voz & Expressão trabalhando em ambientes corporativos com foco em gestão de saúde e de comunicação; preparadora vocal de diversos grupos de teatro, atores (TV e teatro) e demais profissionais da voz.

Iluminação cênica por Luiz Coelho

Oficina básica de luz para atores, bailarinos, coreógrafos e diretores. Objetivo da oficina e levar o conhecimento básico de luz para facilitar a montagem de espetáculos. Serão ministradas noções de historia da iluminação, equipamentos, montagem de técnica de luz, confecção de mapas de luz, e noções de operação de luz.

Luiz Coelho é iluminador cênico formado em cursos ministrados por alguns dos maiores professores de iluminação do Brasil como Hamilton Saraiva, Cibele Forjas , Deise Calaça e Cláudio Mendel, entre outros. Em mais de 20 anos como iluminador realizou trabalhos de iluminação para diversas companhias de teatro e dança, com destaque para a Cia Teatro da Cidade de São José dos Campos, Cia Teartes de São José dos Campos, Raça Cia de Dança de São Paulo, Cia de Dança de São José dos Campos, Ribeirão Preto Cia de Dança, Galpão I, Cristina Cará, Verá Passos, entre outras. Responsável pela iluminação de alguns dos maiores eventos de dança do Brasil como Passo de Arte, Festidança e vários trabalhos de luz para o festiva de dança de Joinville, onde recebeu o premio de revelação do festival em 2006.

Serviço

Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia



Legenda: o ilustrador Odilon Moraes será um dos professores participantes da Semana de Estudos Artísticos

  • Redator(es): Adriana Panzini
  • Release N.º: 430

Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba