GM forma integrantes em curso de operações especiais

Jean Fernandes foi um dos destaques de Indaiatuba durante o treinamento
14/04/2014 17:26h

Foto: Gil Nunes - SCS/PMI
GM forma integrantes em curso de operações especiais

A Secretaria de Defesa e Cidadania realizou na última sexta-feira (14), a formatura de 42 Guardas Municipais no Curso de Operações Especiais (Coesp), que inclui o CDC (Controle de Distúrbio Civil). Dos alunos, 29 são de Indaiatuba, quatro de Capivari, quatro de Itu, dois de Vinhedo, dois de Mogi Guaçu e um de Mogi Mirim. Eles integraram a terceira e quarta turmas do Coesp.

A cerimônia, que aconteceu na sede da Guarda Municipal, teve além das entregas das boinas e brevê, que simbolizam a formatura, uma portaria de elogio aos GMs que se destacaram durante o treinamento. A escolha foi feita pelos instrutores do Coesp. “A portaria é um ato de reconhecimento pelo esforço, dedicação e desempenho dos GMs durante o curso”, acredita o chefe do Gabinete do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto.

Por Indaiatuba, os destaques foram: Jean Fernandes, Vanessa Gisele Furlan e Zenir Adilson Wulk de Freitas. Os instrutores também escolheram um GM de cada cidade e turma entre os participante do Coesp, que são: 3ª turma - Renato Aparecido de Toledo (Capivari), João Irinaldo de Souza (Itu); 4ª turma – Régis Vlamir Angeli Cardoso (Capivari), Ivan Cavalari (Itu), Sidnei César Vaz de Lima (Vinhedo), Elzio Romualdo (Mogi Guaçu) e César Francisco Pereira (Mogi Mirim).

Alexandre destacou o empenho da administração municipal em buscar cursos que tragam novos conhecimentos aos GMs. “Por determinação do prefeito Reinaldo Nogueira estamos sempre buscando manter a nossa Guarda Municipal atualizada, seja em tecnologia ou em treinamento profissional. Dois GMs fizeram um curso com uma equipe da SWAT, que é a polícia especializada americana, e eles têm sido multiplicadores desse aprendizado dentro da GM. Vale lembrar que não só para a Guarda de Indaiatuba, mas também seguindo um pedido do prefeito estamos oferecendo e dividindo o conhecimento com outras GMs da região”, completa.

Já o deputado estadual, Rogério Nogueira (DEM), parabenizou os GMs pelo trabalho. “Vocês garantem a segurança do município e nos dá tranqüilidade enquanto dormimos”, agradece. “Também parabenizo pela dedicação da corporação no combate a criminalidade”, ressalta.

O vice-prefeito, Antonio Carlos Pinheiro (PTB), que representou o prefeito Reinaldo Nogueira, lembrou que os Guardas Municipais não medem esforços para manter a segurança da população. “Este curso é mais um investimento da administração do treinamento dos GMs. Tenho muito orgulho da nossa Guarda Municipal, que presta relevantes serviços para a população indaiatubana”, relata.

Também estiveram presentes o vereador Celio Massao Kanesaki (DEM) e o comandante da GM de Vinhedo e presidente do Conselho Regional de Gestores Municipais de Segurança da RMC, Osmir Cruz e demais autoridades de Indaiatuba e região.

COESP

O curso foi ministrado pelos instrutores, GMs 3ª Classe Adeildo Ribeiro de França e Márcio Fabiano Gomes da Silva são multiplicadores do aprendizado obtido no 14º Swat Brasil, em que se formaram no mês de dezembro de 2012. Nos Estados Unidos, a Swat (Special Weapons and Tactics), em tradução livre, “Armas e Táticas Especiais” é a denominação de unidades policiais altamente especializadas, treinadas para reduzir o risco em situações de emergência. Também atuaram como instrutores os GMs Fabio Henrique das Chagas e Marcelo dos Santos. Já o comandante da GM de Vinhedo, Osmir Aparecido Cruz, ofereceu treinamento de CDC.

• Redator(es): Gil Nunes