Prefeitura e Saae evitam desperdício de quase 1 bilhão de litros de água com programa de combate às perdas

Redução diminui captação e poupa mananciais
14/04/2014 17:32h

Foto: Giuliano Miranda DCS-Saae

Desde 2011 o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) vem implantando o Programa de Combate às Perdas de Água na rede pública de distribuição, e conseguiu, em 2013, uma redução de 8,42% da água distribuída pela Estação de Tratamento da Vila Avaí (ETA I). A redução evitou o desperdício de 2,5 milhões de litros de água tratada por dia, que equivalem a duas mil e quinhentas caixas d´água de mil litros. “É uma economia anual de quase 1 bilhão de litros de água tratada, que equivale a produção total de todas as nossas ETAs durante 15 dias”, esclarece o superintendente do SAAE, engenheiro agrônomo Nilson Gaspar.

“Com essa redução estamos poupando os mananciais, uma vez que diminuímos o volume de água captada para tratamento, além de proporcionar uma economia de energia elétrica com a diminuição do tempo de uso de bombas, e a quantidade de produtos usados no tratamento de água” destaca Gaspar.

Os dados constam do relatório do Centro de Controle de Operações (CCO), que comparou a média do volume de água distribuído pela ETA I entre janeiro a dezembro de 2012, com a média da distribuição no mesmo período de 2013.

Entre as medidas já adotadas pelo Programa de Combate às Perdas de Água, destacam-se o controle online dos níveis dos 48 reservatórios do SAAE, através do CCO, a implantação de macromedidores nas saídas das ETAs, a setorização de toda rede de distribuição, a troca de adutoras, redes e antigos ramais de distribuição de água, e de hidrômetros com mais de cinco anos de uso, atendendo recomendação do Inmetro.
  • Redator(es): Renata Birolli Coutinho – DCS/Saae