Pacientes do Derefim participam de oficinas de pintura e palito

Oficinas ajudam recuperar a saúde dos pacientes
28/04/2014 15:22h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Pacientes do Derefim participam de oficinas de pintura e palito

O Departamento Reabilitação Física e Mental (Derefim) da Secretaria de Saúde de Indaiatuba oferece há quatro anos oficinas de artesanato (pintura e palito) para os seu pacientes. São quatro oficinas de pintura e uma de palito que acontecem semanalmente e conta com a participação de 35 pacientes neurológicos. O objetivo das oficinas é a socialização, autoestima, desenvolvimento das habilidades e proporcionar geração de renda.

A Diretora do Derefim, Bernadete Stifter Werneck de Almeida, explicou que são três profissionais envolvidas neste projeto a Fonoaudióloga, Márcia Ferreira Rosa; as Terapêutas Ocupacionais Ângela Stcockler de Oliveira Antônio e Liliam Fernandes de Campos. “O material é cedido pela Secretaria de Saúde e sempre os pacientes confeccionam duas peças, uma ele cede para o Derefim e outra é do paciente e ele pode comercializar e gerar renda. Os materiais confeccionados pelos pacientes são comercializados e expostos em bazares no Derefim e também durante a Ação solidária realizada em maio pela Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social”.

Bernadete relata que os pacientes que participam das aulas tem uma melhora muito importante no seu quadro clínico. “Percebemos a melhora e tanto nos movimentos como no olhar. Os pacientes que têm mais habilidade e tem mais jeito com o processo, ensina o seu colega que às vezes tem sua coordenação motora mais comprometida. Isso acontece de uma maneira tão natural e realmente há o progresso e contribui e muito na recuperação dos pacientes”.

O paciente Ismael Silvério da Silva, 58, participa das oficinas de palito e pintura, conta que chegou ao Derefim há quatro anos muito debilitado para fazer tratamento, devido ao um problema causado por intoxicação com agrotóxico. Explica que faz o acompanhamento semestral da Unicamp e relata que teve uma melhora grande com o tratamento recebido no Derefim e após a participação nas oficinas. “Eu cheguei no Derefim de cadeira de rodas e hoje já estou dirigindo”. Fazer as casas de palito que depois se transformam em porta joias é a sua especialidade. Também com paciência ensina os outros pacientes.

Outra paciente que teve um AVC, Zélia Blumer, moradora do Centro explicou que adora participar da oficina de pintura.

O Departamento de Reabilitação Física e Mental atende aproximadamente 1.000 pacientes, entre crianças, jovens e adultos, e conta com 39 profissionais como, médicos, psicólogos e fisioterapeutas. Por meio do departamento a Secretaria de Saúde também fornece órteses, próteses e materiais auxiliares (cadeira de rodas, cadeira de banho, andadores e calçados especiais) e para prótese auditiva. O Derefim está situado à avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, 6271 - Jardim Morada do Sol. Informações pelo telefone: (19) 3935-2791 / 3935-2762.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini