Mil pessoas visitam exposição Inspiração do Barroco Mineiro no Casarão Pau Preto

Evento marcou a reabertura do local após a reforma
12/05/2014 16:11h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

Cerca de 1.000 pessoas visitaram a exposição Inspiração do Barroco Mineiro, que terminou no último sábado (10), no Museu Municipal, localizado no Casarão Pau Preto. O superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, comemora o sucesso da exposição. “Foi uma parceria do Pró-Memória com a AMAP (Associação de Artistas Plásticos de Mariana), com apoio das Prefeituras de Indaiatuba e da cidade Mariana, em Minas Gerais e serviu para marcar a reabertura do Casarão e do Museu após restauro”, comenta. “Para nossa felicidade recebemos aproximadamente mil visitantes em 14 dias, situação inédita em uma exposição no Museu Municipal da cidade”, comemora. Além da população de Indaiatuba, compareceram visitantes de cidades como, São Paulo, Mogi das Cruzes, Campinas, Itu e Sorocaba, que vieram exclusivamente para exposição.

Gustavo salienta que a procura pelas oficinas oferecidas gratuitamente pelos artistas mineiros foram destaque nos últimos 15 dias. “A situação nos animou a manter tal parceria, levantando a hipótese de trazer pelo menos uma semana por mês os artistas para atribuírem tais oficinas à população”, espera. “Vamos contabilizar os custos e buscar apoios para realizar tal empreitada, pois a população gostou de tais atividades e houve gente que até mesmo descobriu um dom que estava adormecido, graças às oficinas, por isso vale a pena buscar recursos para manter tais atividades no Casarão”, relata.

Edney do Carmo, presidente da AMAP também comemora o resultado da parceria: “Nos sentimos muito lisonjeados em receber tantos visitantes para apreciar nosso trabalho. Percebemos que em Indaiatuba há um interesse muito grande na nossa arte, por isso vamos nos esforçar em trazer o nosso conhecimento para cidade, por meio das oficinas, pois um dos objetivos da AMAP é divulgar e incentivar o gosto pela arte”, relata o artista.

EXPOSIÇÃO COM OS UTENSÍLIOS DO CASARÃO

Gustavo, também comunica que a Fundação já está organizando uma nova exposição, para tanto o museu será fechado para desmontar a exposição anterior e ser preparado para que na próxima segunda (19), possa apresentar uma nova exposição, com seus próprios utensílios. Questão importante, pois segundo ele boa parte da população não conhece o acervo do Museu Municipal de Indaiatuba. “Assim sendo será uma oportunidade da população conhecer não só sobre a História de Indaiatuba, mas também, a sua própria história”, comenta.

O superintendente da Fundação Pró-Memória, reforça o convite para que a população continue a visitar o Museu e as demais dependências do Casarão: “São poucas cidades que tem um espaço agradável como este, que por si só, ou seja, por sua edificação, já apresenta um panorama da história do nosso Estado e do nosso país. Com as técnicas construtivas coloniais e do tempo do café, você pode viajar no tempo” acrescenta.

Tudo isso aliado ao Museu, que está começando a ser reorganizado, de acordo com as normas internacionais, a revitalização do bosque e demais adaptações feita no complexo, que possibilitou que o antigo e moderno caminhassem lado a lado, torna o espaço uma preciosidade ao alcance da população. “Uma visita ao Museu pode se tornar um passeio agradável para toda família, que além de conhecer sua história pode desfrutar de um ambiente agradável e calmo, encravado quase no centro da cidade, isso é um privilégio que poucas cidades têm”, completa.

O Casarão está aberto de segunda a sábado das 09h às 17h e aos domingos 08h às 13h.
  • Redator(es): Gil Nunes