Fundação Pró-Memória deve firmar parceria com Arquivo Municipal e Histórico de Rio Claro

Trabalho em conjunto será benéfico para as duas entidades
20/05/2014 14:28h

Foto: Divulgação

O superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus esteve no Arquivo Municipal e Histórico de Rio Claro, para planejar alguns eventos em conjunto no futuro. Na oportunidade Gustavo foi recebido pela superintendente da instituição de Rio Claro, Teresa Arruda, que foi presenteada com um kit comemorativo dos 20 anos da Fundação. “Teresa também esteve na reinauguração do Casarão para prestigiar o trabalho da Fundação e afirmou que ficou maravilhada com o restauro”, comenta Gustavo.

Segundo o superintendente do Pró-Memória, o Arquivo de Rio Claro tem uma prática de pesquisa consolidada que a do Arquivo Municipal de Indaiatuba, pois investe nesse ramo a mais tempo. “Por outro lado o órgão ligado a Fundação Pró-Memória está mais organizado no que se refere à gestão documental, situação que o levou nos levou a propor uma parceria entre as duas instituições para trocar conhecimentos e treinamento de funcionários”, revela.

Nesse sentido a dirigente do órgão de Rio Claro pediu apoio para o treinamento de funcionários para confecção de tabelas de temporalidade no seu arquivo intermediário. “Situação usual no Arquivo de Indaiatuba, já que anualmente, como reza a boas normas de gestão documental o Arquivo Intermediário seleciona a documentação que, segunda as leis específicas, que pode ser eliminada e aquela que tem interesse histórico e vai para o Arquivo Permanente”, relata.

Gustavo afirma que propôs cursos a serem ministrados por profissionais da Fundação para assim capacitarem os funcionários do Arquivo Histórico de Rio Claro em trabalhar com as tabelas. Por outro lado, ele espera contar com apoio desta instituição para solidificar a prática de pesquisa e Ação Educativa no Arquivo Permanente, além de retomar a veiculação da Revista Registro que circulou pela Fundação até 2007.

O Arquivo Municipal Permanente, localizado na Rua Jácomo Nazário, n.1046 é rico em documentação histórica e está aberto ao público, pesquisadores e às escolas que inclusive podem agendar uma visita guiada ao local. Na visita, que inclusive pode ser feita no período noturno, desde que previamente agendada, pesquisadores do Pró-memória apresentam documentos históricos, a prática de conservação de tais documentos e salientam a partir da prática a importância das fontes históricas para educação e como tais materiais podem ser utilizados na sala de aula.

O Arquivo Permanente funciona de segunda a sexta das 08h às 17h e a visitas devem ser agendas previamente pelo telefone (19) 3834-6633.
  • Redator(es): Gil Nunes