Alunos da Fiec contam com impressoras 3D que já estão em dois novos laboratórios

Torre de xadrez impressa
02/06/2014 15:06h

Foto: Maurício Santaliestra

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) adquiriu duas impressoras 3D, possibilitando a criação de objetos reais como: modelos arquitetônicos, materiais de decoração, brinquedos, entre uma imensa variedade de produtos. As impressoras já foram instaladas em seus respectivos laboratórios. Uma será usada para as turmas de Edificações e Design de Interiores e a outra é destinada aos alunos do curso técnico em Mecânica, Automação e Eletroeletrônica.

No momento da instalação, como teste, foi impresso uma torre de xadrez como modelo que levou 1h45 minutos para ficar pronta. A placa é para peças do tamanho 20 X 20, considerado um bom tamanho para a produção, em uma escola técnica, onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. São rápidas e fáceis de usar em diversos ramos de produção, como em joalheria, calçado, design de produto, arquitetura, automotivo, aeroespacial e indústrias de materiais médicos e hospitalares.

Nos últimos anos, as impressoras 3D tornaram-se financeiramente acessíveis para pequenas e médias empresas, levando a prototipagem da indústria pesada para o ambiente de trabalho. A FIEC investe em tecnologia e proporciona sempre o que há disponível e atual no mercado.

Para executar uma impressão, o dispositivo lê o projeto a partir de um arquivo e cria praticamente qualquer peça, de qualquer forma geométrica.
  • Redator(es): Pérola Werdesheim