33º Domingo Ecológico acontece dia 8 com programação especial

Oficina de Fotografia acontece nesta edição
03/06/2014 17:26h

Foto: Arquivo- Eliandro Figueira - SCS/PMI
33º Domingo Ecológico acontece dia 8 com programação especial

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Escola Municipal Bosque do Saber vinculada a Secretaria de Educação realiza no dia 08 o 33º Domingo Ecológico das 9h às 16h na unidade escolar ambiental. Na programação terá a oficina de fotografia do projeto Indaiatuba Sustentável e a Feira de Ciências da Escola Ambiental.

O Domingo Ecológico contribui para a formação de indivíduos multiplicadores de ações que gerem novas atitudes de mudança, tornando-os agentes ativos na prática da preservação e conservação do ambiente ao redor. As crianças e adultos que visitam o Bosque do Saber, nos domingos ecológicos, poderão participar das oficinas de fotografia, oficinas eco pedagógicas, contação de histórias, explanação sobre a máquina fotográfica, na sala do Projeto Cineco, sempre visando à conscientização da necessidade de respeitar o meio ambiente.

De acordo com a professora gestora do Bosque do Saber, Lucelaine Dias, neste ano, em que a Escola conta com alunos da pré-escola a proposta é diferente. “Vamos atuar, principalmente, reforçando, a preocupação em multiplicar ações de conscientização sobre o meio ambiente. Naturalmente, temos que, desde muito cedo, tornar estes pequenos, multiplicadores naturais, sobre como restaurar e preservar o meio onde vivemos”, explica. Nesta edição os visitantes, crianças e adultos, poderão assistir uma apresentação de contação de história com a ‘Turma da Leitura’.

A oficina fotográfica irá discutir e apresentar caminhos que contribuam para a adoção de práticas mais sustentáveis no dia a dia das pessoas, estimulando a criatividade e um novo olhar. A oficina, acompanhada de caminhada fotográfica, será aberta ao público e irá abordar aspectos técnicos e criativos da fotografia. O encontro será dirigido pelo oficineiro Ricardo Lima, que é Jornalista, curador e idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia de Campinas.

Outra novidade é que, juntamente com o Domingo Ecológico, será realizada a Feira de Ciências com os alunos da Educação Infantil. “Nela, pais e comunidade poderão conhecer um pouco dos trabalhos científicos desenvolvidos pelos nossos pequenos, além dos resultados do Projeto Ambientação em nossa escola”, conta Lucelaine.

O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba e é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, através da Escola Ambiental Bosque do Saber com a empresa Mann_Hummel.

Cronograma

09h às 11h – Oficina de fotografia – Projeto Indaiatuba Sustentável - para crianças e adultos (60 vagas)

14h às 15h - Apresentação de contação de história, com a Turma da Leitura (crianças e adultos)

15h às 16h - Ecoleitura para crianças de 2 a 6 anos com a historia “O sapo e a Flor” (25 vagas)

15h às 16h - Oficina - Ecopedagógica com materiais recicláveis: (7 a 11 anos) – confecção de espantalho porta treco e recados com reaproveitamento de garrafa Pet (30 vagas)

15h às 16h – Oficina CINECO – Hubble: uma janela para o Universo (acima de 12 anos)

As atividades das oficinas possuem vagas limitadas e as inscrições serão feitas a partir das 13h30 no local.

As atividades do Domingo Ecológico são gratuitas e abertas a toda população.
  • Redator(es): Laís Fernandes