A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Fundação Pró-Memória define programação para próximo semestre

Um dos destaque é um convênio com a Unicamp
04/06/2014 16:11h


Foto: Gil Nunes - SCS/PMI
Fundação Pró-Memória define programação para próximo semestre

O superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus lançou na quarta-feira (4) a programação do Casarão Pau Preto. Um dos destaques fica para o convênio com a Unicamp (Universidade de Campinas), que proporcionará, a partir de agosto, o projeto Escola do Patrimônio, no qual serão atribuídos cursos a respeito de patrimônio cultural e tudo devidamente certificado pela instituição de ensino do Governo do Estado. “Também estamos com negociação avançada junto a Unicamp para oferecermos um curso de especialização Lato Sensu, com 360 horas, sobre Patrimônio Cultural e Memória”, comemora.



Gustavo destacou a programação até dezembro e agradeceu a parceria com as Secretarias da Prefeitura. “Temos que agradecer as secretárias de Cultura, Erika Kikuti; Educação, Rita Trasferetti e o secretário de Desenvolvimento, Renato Stochi pela parceria e a disponibilidade de oferecer algumas de suas atividades aqui no Casarão Pau Preto que é um espaço da população indaiatubana”, agradece. “Também estamos formatando um regulamento para utilização dos espaços do Casarão, quanto ao que se refere a exposições e demais eventos de interesse da coletividade”, revela.



ESCOLA DO PATRIMÔNIO



A "Escola do Patrimônio" é um programa de divulgação e capacitação de profissionais atuantes no mercado, docentes de todos os níveis de ensino, pesquisadores e gestores públicos para as diversas atividades técnicas e gerenciais relacionadas aos bens culturais, e promovida pelo grupo I.P.R. (Inovação e Pesquisa para o Restauro).



Por meio de oficinas, workshops, treinamentos práticos, fóruns e seminários, a Escola do Patrimônio incentiva a formação acadêmica, científica e tecnológica nas áreas de conservação, restauro, educação patrimonial, estudos do meio, arqueologia e paisagens culturais. Os docentes são pesquisadores, professores de várias universidades de excelência, doutorandos de História da Arte, Arquitetura e Cultura da UNICAMP e da USP.



OFICINA DE JONGO



A primeira atividade da programação já acontece no próximo sábado (7), das 15 h às 17h, e será a oficina de jongo. O jongo foi trazido para o Brasil por negros bantos, sequestrados para serem vendidos como escravos nos antigos reinos de Ndongo e do Kongo, região compreendida hoje por boa parte do território da República de Angola. Composto por música e dança características, animadas por poetas que se desafiam por meio da improvisação, ali, no momento, com cantigas ou pontos enigmáticos, o jongo tem, provavelmente, como uma de suas origens (pelo menos no que diz respeito à estrutura dos pontos cantados) o tradicional jogo de adivinhação angolano denominado jinongonongo. “Essa oficina acontecerá quinzenalmente”, completa.



QUINTA LITERÁRIA



É outro projeto que visa valorizar os autores locais com diversas atividades voltadas para o estimulo a leitura como a roda de leitura, sarau literário e prefácio, quando o autor vai fazer mediações de livros para guiar os leitores. O primeiro evento está marcado para o próximo dia 26, a partir das 19h30. “A Quinta Literária vai ocorrer toda a semana”, informa. “A Oficina de Jongo e a Quinta Literária são atividades em parceria com a Secretaria de Cultura”, completa.



EXPOSIÇÕES



O Museu do Casarão Pau Preto foi dividido em duas partes para exposição: as temporárias, com duração de até três meses e as permanentes que podem se estender por dez anos. “A permanente já temos o nosso material à disposição da população”, informa. As temporárias começam em junho com Um Pouco do Futebol em Indaiatuba, Primavera F.C. e XV de Novembro F.C. e já para julho o tema será Romaria – Indaiatuba até Pirapora. “Escolhemos sempre temas do momento para as exposições temporárias como é caso da Copa do Mundo e depois da Romaria e lembrando que o mesmo material também estará disponível em nosso site e facebook para consulta do público”, lembra Gustavo. Em novembro o tema da exposição temporária será o Dia do Músico, que é comemorado no dia 22. “E no dia 24 de outubro com apoio da Secretaria de Desenvolvimento, por meio do departamento de Turismo, uma apresentação de chorinho”, relata.



PRIMAVERA DOS MUSEUS



Pela primeira vez Indaiatuba participará da Primavera dos Museus. A 5ª Primavera dos Museus acontece entre os dias 19 e 25 de setembro e terá, este ano, a participação de 589 instituições, que promoverão 1.779 atividades em 310 cidades de todas as regiões do País. Com o tema Mulheres, Museus e Memórias, a edição deste ano abre espaço para a indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade.



Coordenada pelo Ibram e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.



Gustavo lembra que a Fundação Pró-Memória contratou recentemente uma museóloga. “Acredito que pela primeira vez a Fundação terá uma profissional da área e que tem uma visão diferente da nossa enquanto de como tratar e aproveitar o museu”, comenta. “E optamos por integrar esse evento de grande importância pela primeira vez com a realização de palestras e outras atividades”, completa.



CINEMA E HISTÓRIA



A partir de julho será implantado também o projeto Cinema e História, que consiste na exibição de um filme com conteúdo histórico e posteriormente um convidado fará o comentário a respeito da película. “Como acadêmico da área de História acredito que uma das formas de conhecermos a história é vinculando com o cinema”, relata.



ANIVERSÁRIO DE INDAIATUBA



A Fundação também está formatando para dezembro um concurso de fotografia para comemorar os 184 anos de Indaiatuba. “Estamos definindo o regulamento mas será aberto para toda a população e com algum tipo de premiação e retratar exclusivamente Indaiatuba, apenas devemos dividir fotógrafos profissionais e amadores”, comenta. A artista Regina Stateri, que faz uma releitura de fotos antigas de Indaiatuba transformando em pinturas. “Também teremos essa exposição para comemorar o aniversário de Indaiatuba”, completa Gustavo.
  • Redator(es): Gil Nunes
  • Release N.º: 749

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba