Prefeito participa de reunião informativa da Caixa com as famílias do Campo Bonito

Mais de 250 famílias foram convocadas para a reunião
10/06/2014 16:19h

Foto: Giuliano Miranda DCS-Saae

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), participou na noite de segunda-feira (09) no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação de Indaiatuba) da reunião informativa entre a Caixa Econômica Federal e as 256 famílias contempladas com as casas do empreendimento habitacional Campo Bonito. O secretário de Habitação, Luiz Henrique Furlan; o deputado Estadual Rogério Nogueira (DEM); o ex-prefeito de Salto, Geraldo Garcia e representantes da Caixa participaram do encontro.

O secretário da pasta conversou com as famílias presentes. “Agradeço a presença de todos, hoje é uma noite importante, pois cada um está perto de conquistar a casa nova. Esse é o maior e o melhor projeto habitacional do interior paulista e vocês são as primeiras famílias contempladas. Agradeço ao prefeito Reinaldo Nogueira que se empenhou com esse projeto e toda equipe que trabalhou para que o projeto saísse do papel”, disse Furlan.

O deputado Estadual, Rogério Nogueira, parabenizou as famílias pela conquista da casa própria e salientou os projetos em andamento no município com investimento do governo Estadual intermediados por ele.

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, lembrou do trabalho realizado para a conquista da área que receberá o Campo Bonito. “Esse também é um sonho meu e começamos a negociação com o terreno em 2012. Durante a campanha me comprometi em entregar essa obra, pois já tínhamos conquistado a área. Também nos comprometemos com toda a infraestrutura do local. Planejamos o empreendimento com área comercial, escolas, creches, posto de saúde e mais quatro avenidas, tenho certeza que todos vão gostar de morar lá, pois não tem nenhum projeto como esse no Brasil. Quero parabenizar cada um pela conquista, pois essa também pertence a vocês que mantiveram o nome limpo para ser selecionado pela Secretaria de Habitação”, sublinha Nogueira.

Durante a reunião as famílias foram orientadas pela Caixa sobre a etapa de assinatura do contrato e todos os detalhes envolvidos na documentação. Todas as 256 famílias já passaram pelo processo de escolha das unidades habitacionais que iniciou em abril deste ano. O projeto prevê a construção de 800 casas mais 2.048 apartamentos.

PARQUE CAMPO BONITO

O projeto habitacional foi lançado em outubro de 2013. O local com área de 646.516,49 mil metros quadrados terá 2.048 apartamentos populares da faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida; 800 casas da faixa 2 do PMCMV e 462 lotes mistos (comercial e residencial) na segunda etapa.

A área é de propriedade da HM Engenharia e Construções S.A, do grupo da Construtora Camargo e Correia, que firmou parceria com os entes envolvidos para a realização do empreendimento. O projeto desenvolvido por Indaiatuba será usado pelo Ministério das Cidades e pela CEF como modelo padrão a ser aplicado no Brasil.

De acordo com o projeto, os apartamentos serão direcionados para famílias já cadastradas na Secretaria de Habitação da Prefeitura de Indaiatuba com renda até R$ 1.600,00. O valor total é de 96 mil reais por unidade; os quais serão 76 mil reais subsidiados pelo Ministério das Cidades e 20 mil reais pelo programa Casa Paulista do Governo do Estado de São Paulo.

Os beneficiados pagarão o correspondente a 5% do seu rendimento ao mês no período de 10 anos, com parcela no mínimo de 25 reais e máxima de 80 reais.

Os imóveis terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, sendo 51,41 metros quadrados de área privativa mais uma vaga de garagem. Todas as unidades serão adaptáveis e entregues com piso cerâmico. Os apartamentos serão divididos em oito condomínios com portaria, centro de convivência e lixeira sendo 120 blocos com térreo mais três andares e 48 vagas para visitantes. Atendendo às exigências de qualidade do PMCMV, o loteamento possuirá infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e disponibilidade de acesso ao transporte público.

As casas da segunda etapa do projeto serão destinadas para famílias também já cadastradas na Prefeitura com renda entre três e seis salários mínimos. O valor inicial será de 120 mil reais, sendo 24 mil subsidiados pela CEF e o restante 96 mil reais financiado pela mesma. Os proprietários terão até 35 anos para pagar.

Como contrapartida a Prefeitura irá investir em obras de infraestrutura no empreendimento. Será construída uma Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico), uma Creche, recursos correspondentes a 6% do empreendimento dos apartamentos; uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e um Centro Comunitário, em que o Executivo Municipal deverá solicitar verbas para a construção. A próxima etapa é a assinatura do projeto e o alinhamento das diretrizes para posteriormente dar início às obras que serão executadas pela construtora HM Engenharia.

• Redator(es): Laís Fernandes