Secretário de Saúde participa de encontro com candidatos do CGU´s

Reunião serviu para esclarecer dúvidas dos participantes
10/06/2014 17:29h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Secretário de Saúde participa de encontro com candidatos do CGU´s

O secretário de Saúde de Indaiatuba, José Roberto Stefani participou na última segunda-feira (9) do encontro promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) com os candidatos a Conselheiros Gestores de Unidades de Saúde (CGUs). O evento contou com cerca de 100 participantes entre conselheiros de saúde, gestores de unidades e usuários de Unidades de Saúde do munícipio. O encontro foi agendado pelo CMS para esclarecer e orientar os candidatos que concorrerão no próximo sábado (14). A eleição acontece das 9h às 15h em 12 Unidades de Saúde.

O secretário de Saúde destacou que o objetivo é discutir políticas públicas e a formação e articulação do CGU. “O conselho tem o papel fiscalizador e eu como secretário fico mais tranquilo, pois são cerca de R$ 100 milhões investidos em Saúde ao ano. Queremos a participação de maneira construtiva e o respeito mútuo e precisamos caminhar. A formação dos novos Conselhos Locais faz parte do sistema democrático e o trabalho dos conselhos nos bairros destaca a importância e a participação dos usuários”.

José Roberto é categórico ao afirmar que a Unidade Básica de Saúde é o ponto chave e deve ser a porta de entrada para o paciente. “Nos casos de doenças crônicas, o paciente deve ser acompanhado e tratado pelo médico da UBS. Há pacientes hipertensos que buscam o PS sempre que há alteração e não realizam um acompanhamento médico correto no dia a dia, com consultas periódicas, exames e uso de medicamentos se for o caso. O uso do Pronto Socorro deve sim acontecer quando houver alguma intercorrência mais grave. O trabalho deve fluir em sua unidade de referência”.

Stefani destacou o trabalho realizado no Pronto Socorro do Haoc, com médicos para atender as urgências e emergências e os intensivistas. “Com certeza os casos graves são atendidos e resolvidos”.

O presidente do CMS, Luís Carlos Medeiros de Paula agradeceu a presença dos conselheiros, dos representantes de Unidades de Saúde e dos candidatos aos cargos de conselheiros locais. Citou a Lei 8080 que regulamenta SUS 8.142/90 que criou os conselhos a regulamentação.

Luís Medeiros informou que no mês de setembro de 2014, haverá a capacitação para os novos conselheiros sobre gestão participativa do SUS. “O SUS completará 25 anos e ainda há dificuldades para mobilizar a população. Temos direitos e também deveres”.

Os eleitos para o Conselho Local no próximo sábado (14), terão dois anos de mandato e para coincidir com o final do mandato do atual Conselho Municipal de Saúde em 2016.

O Conselheiro de Saúde e médico de Família do Programa Saúde da Família do Núcleo Residencial Jardim Carlos Aldrovandi, Tiago Gomes da Silva, que é membro da comissão eleitoral fez a leitura do regimento interno do CMS e as regras da eleição.

Após a leitura, houve as discussões e os participantes tiraram dúvidas e também houve sugestões para alterações no Regimento Interno para futuro.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini