Fundação Pró-Memória realiza exposição temática

Primeiro tema escolhido foi futebol
11/06/2014 17:07h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Fundação Pró-Memória realiza exposição temática

O Museu do Casarão Pau Preto inicia quarta-feira (11), das 9h às 17h, a exposição temática Do Primavera ao Esporte Clube XV de Novembro – O início do futebol indaiatubano. futebol é a paixão nacional, e também, fez e faz parte da história e do cotidiano de Indaiatuba. A exposição ficará até o início do mês de julho. “O primeiro time a ter maior destaque no cenário local foi o Primavera F.C. e depois vieram muitos outro”, comenta a diretora do Museu do Casarão Pau Preto, Denise Yonamine. “A exposição também está disponível virtualmente, em nossa página no facebook e em nosso site http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/”, completa.

Na semana passada o superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, divulgou a programação do segundo semestre do Museu. Em julho o tema será Romaria – Indaiatuba até Pirapora. “Escolhemos sempre temas do momento para as exposições temporárias como é caso da Copa do Mundo e depois da Romaria”, lembra Gustavo.

Gustavo destacou a programação até dezembro e agradeceu a parceria com as Secretarias da Prefeitura. “Temos que agradecer as secretárias de Cultura, Erika Kikuti; Educação, Rita Trasferetti e o secretário de Desenvolvimento, Renato Stochi pela parceria e a disponibilidade de oferecer algumas de suas atividades aqui no Casarão Pau Preto que é um espaço da população indaiatubana”, agradece. “Também estamos formatando um regulamento para utilização dos espaços do Casarão, quanto ao que se refere a exposições e demais eventos de interesse da coletividade”, revela.

PRIMAVERA DOS MUSEUS

Pela primeira vez Indaiatuba participará da Primavera dos Museus. Coordenada pelo Ibram e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

Gustavo lembra que a Fundação Pró-Memória contratou recentemente uma museóloga. “Acredito que pela primeira vez a Fundação terá uma profissional da área e que tem uma visão diferente da nossa enquanto de como tratar e aproveitar o museu”, comenta. “E optamos por integrar esse evento de grande importância pela primeira vez com a realização de palestras e outras atividades”, completa.
  • Redator(es): Gil Nunes