Indaiatuba recebe do MEC Selo Município Livre do Analfabetismo

18/06/2014 11:15h

Foto: Arquivo- Eliandro Figueira - SCS/PMI
Indaiatuba recebe do MEC Selo Município Livre do Analfabetismo

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Indaiatuba recebeu do Ministério da Educação o ‘Selo Município Livre do Analfabetismo’ uma vez que a cidade atingiu mais de 96% de alfabetização, com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010. O selo está previsto no Decreto nº 6.093 de 24 de abril de 2007 que dispõe sobre a reorganização do Programa Brasil Alfabetizado – PBA, visando à universalização da alfabetização de jovens e adultos de 15 anos ou mais.

De acordo com a orientadora pedagógica da Secretaria de Educação, Tania Cataldi, ao longo de quatro anos foram feitas cerca de 750 matrículas na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atualmente a EJA possui 175 alunos no Ensino Fundamental ciclo I, mas um dos grandes desafios com o público jovem e adulto é a evasão ou abandono escolar. “Tivemos um aumento do número de matrículas principalmente porque o mercado da construção civil está aquecido. Muitas pessoas desse setor nos procuraram, mas com o final das obras os alunos acabam indo embora para outras regiões. Além disso, a evasão fica em torno dos 17%”, revela Tânia.

Com o desafio de manter o jovem e o adulto na escola e alfabetizá-los a Secretaria de Educação desenvolve projetos diferenciados até o aluno concluir o Ensino Fundamental ciclo I. Um dos projetos é a ‘Roda de Jornal’ que funciona em parceria com os jornais de Indaiatuba que fornecem exemplares uma vez por semana. Em sala de aula é realizada uma roda de leitura do conteúdo dos jornais. “Dentro disso, durante a alfabetização, existem ganhos culturais e nos conteúdos previstos no material didático. O professor faz recortes de manchetes e dos assuntos matemáticos ou de ciências, para serem debatidos em sala, promovendo um maior ganho de conhecimento ao aluno”, explica Tânia.

Outro projeto que além de ajudar na evolução da alfabetização promove conhecimento econômico é o ‘Projeto Consumo Sustentável’ realizado em parceria com o Sindivarejista de Campinas com foco no planejamento familiar. O aluno estuda os direitos e deveres do trabalhador (em parceria com a AMATRA – Campinas) que neste segundo semestre incluirá a presença do Juiz do Trabalho na escola. “O adulto tem urgência de levar para o seu dia a dia tudo que aprende na escola. A temática do consumo e planejamento dos gastos domésticos é de grande interesse para eles, pois eles vivem e precisam disso. Junto com essa temática aproveitamos para ensinar a ler, escrever, fazer cálculos, problemas matemáticos, além de aproveitarmos possibilidades de aprendizado também para Ciências e outras áreas do conhecimento”, detalha a orientadora pedagógica.

O projeto ‘Informática na Escola’ é desenvolvido em parceria com a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura). Uma vez por semana os alunos participam da aula de informática básica atrelada ao currículo da escola. Ao final do ano além da promoção para outra etapa de ensino, eles levam o certificado do curso de informática que também é um incentivo a mais para colocações no mercado de trabalho. Além desses projetos, a Secretaria de Educação planeja a Oficina de Empreendedorismo em parceria com o Sebrae Campinas.

Para trabalhar com o jovem e o adulto, o professor recebe um preparo diferenciado. Os coordenadores e professores participam de formações que visam o trabalho por projetos em consenso com os interesses do público adulto e jovem da EJA. Em 2014 foram cinco encontros com assessoria contratada. Nos HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), que ocorrem semanalmente e nas reuniões pedagógicas que ocorrem bimestralmente, as discussões também giram em torno do trabalho pedagógico com esse público.

O material didático também recebe um tratamento diferenciado que tem um peso importante para fornecer bons resultados na alfabetização. “O público adulto traz consigo uma bagagem muito grande e interesses muito diferentes das crianças. Aí está o segredo do trabalho, saber acionar essas motivações e instaurar ali o desejo e o empenho para aprender”, fala Tânia.

Em Indaiatuba existem 5.378 pessoas acima de 15 anos não alfabetizadas, segundo o IBGE 2010 um número pequeno se comparado aos índices do Brasil. De acordo com o prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira (PMDB), o Selo Município Livre do Analfabetismo, mostra que o trabalho na educação aponta resultados satisfatórios, não só com as crianças, mas também com os jovens e adultos. “Sempre defendi e apoiei todos os projetos reservados aos jovens e adultos e os resultados provam que o nosso empenho deve ter continuidade, muito embora o grande desafio é com a migração sazonal, mas estaremos sempre de portas abertas para receber essas pessoas que querem se alfabetizar”, concluiu Nogueira.

Os interessados em se matricular no Ensino Supletivo gratuito do 1º ao 5º ano, com dois anos de duração devem procurar uma das duas escolas municipais que oferecem essa modalidade de ensino, sendo: EMEB “Prof. Áurea Moreira da Costa”, localizada na Rua 5 de Julho nº 1555 das 8h às 17h e das 19h às 21h30 e EMEB Prof. “Leonel José Vitorino Ribeiro”, localizada Rua Ângelo Stocco nº 513, antiga 79, Jardim Morada do Sol das 8h às 21h30. O horário de aula é de segunda a sexta-feira das 19h às 23h. Os materiais escolares são gratuitos e é servido jantar na entrada e lanche no meio do período da aula. Os documentos necessários são: Xerox RG; Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento e Comprovante de Endereço.

Legenda: Alunos da EJA durante a formatura no final de 2013
  • Redator(es): Laís Fernandes