Equipe de Combate à Dengue realiza trabalhos educativos na região de Itaici

07/07/2014 17:57h

A Equipe de Controle do Mosquito da Dengue informa que continua realizando seus trabalhos educativos. Neste período que diminui a incidência de mosquitos, os agentes estão trabalhando em regiões consideradas de baixo risco, sendo Colinas de Mosteiro de Itaici Gleba 1, 2 e 3, Jardim Portal de Itaici, Vilaggio di Itaici, Moradas de Itaici, Jardim Vista Verde, Jardim Juliana, Chácara Recreio de Itaici, estamos terminando as regiões que compreende Jardim dos Amarais, Alto da Colina, Jardim São Paulo, PQ São Lourenço, Vila Homero, Vila Vitoria 1 e 2, Jardim Esplendor, Vila Castelo Branco, Parque Boa Esperança e Jardim América. Na segunda quinzena de julho, os agentes trabalharão no loteamento Terras de Itaici para vistorias e cadastramento de imóveis com piscinas, realizaremos o ADL (avaliação de densidade larvária).

Atualmente o Programa tem 23 profissionais, sendo 13 agentes, dois agentes do Projeto Cidade Limpa, dois de Pontos Estratégicos, um digitador, dois supervisores, um coordenador de campo e um coordenador. Indaiatuba tem oito casos confirmados de Dengue.

O coordenador do Programa de Combate a Dengue, Odenir Sanssão Pivetta informou que a Secretaria de Saúde segue um cronograma de atividades de controle da Dengue. “São realizadas diversas ações para combater a doença. A equipe trabalha o ano todo e não nos meses em que a Dengue mais preocupa. É um trabalho preventivo, com atividades de eliminação de criadouros e educação continuada através de divulgação nos meios de comunicação, envolvimento da sociedade civil, desenvolvimento de projetos próprios, elaboração de materiais educativos diferenciados, abordagem da população nas áreas de maior movimento da cidade”.

Atualmente Indaiatuba tem 19 casos suspeitos aguardando resultados; 206 casos confirmados de dengue, um inconclusivo, oito casos importados residentes, três importados não residentes, totalizando 217 casos.

DICAS DE COMBATE A DENGUE

O controle da Dengue depende da participação comunitária. Faça uma vistoria em sua casa, procurando locais em que o mosquito possa se reproduzir e siga as orientações abaixo:

Vaso de flores, plantas e xaxim: Manter o prato que fica sob o vaso sempre seco e furado. deve-se adquirir pratos que se encaixem no fundo dos vasos não deixando espaços para o mosquito colocar seus ovos; (verificar antes o tamanho do fundo de seus vasos antes de comprá-los);

Vasos de flores: A água deve ser trocada duas vezes por semana, e o vaso deve ser lavado esfregando-se com uma esponja as paredes para eliminar possíveis ovos que estejam aderidos às mesmas, também lavar as raízes, caules das plantas e flores.

Latas: Devem ser furadas antes de ser jogada fora, para que não acumule água e colocadas em lixeiras tampadas.

Todos os objetos que acumulam água (copinhos descartáveis, tampas de garrafas, casca de coco, etc) devem ser esvaziados e colocados em lixeiras tampadas.

Garrafas vazias: Guardá-las de cabeça para baixo em local coberto.

Bebedouros de animais e aves: Trocar a água todos os dias e lava-los com esponja.

Pneus velhos: Não jogar em terrenos baldios e em vias públicas, levá-los a uma borracharia mais próxima de sua residência ou guardá-los em local coberto.

Poços, tambores e outros depósitos de água: Devem estar sempre tampados.

Caixas d’água e cisternas de prédios: Devem ser limpas duas vezes ao ano e mantidas cobertas.

Calhas e Piscinas: Fazer a limpeza periodicamente.

Lixo Caseiro: Deve ser ensacado e colocado para coleta, em dias e horários previstos.

Recipientes naturais: (oco de árvores e bambus) os buracos devem ser tampados com cimento.

Brinquedos de crianças: Não os deixe no quintal. Ao final do dia, guarde-os em local coberto.

Bandeja de Geladeira: Encontra-se na parte de trás da geladeira acima do motor, secar uma vez por semana.

Gargalo de garrafas em muro: (cacos de vidros) quebrá-los ou encher de cimento para não acumular água.

Bromélias: Deve ser retirada toda a água de suas folhas e regar sua base na terra, se a planta for muito grande, utilizando uma mangueira jogar um jato de água bem forte renovando a água contida entre as folhas duas vezes por semana.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini