Notícias

Mais de 20 mil pessoas passaram pela Fenui no último final de semana

  • Publicação: 21/07/2014 18:12h
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 959

Foto

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

A AEEI (Associação das Entidades Étnicas de Indaiatuba), com apoio da Prefeitura Municipal, realizou no final de semana, de 18 a 20 de julho, a 17ª Fenui – Festa das Nações Unidas de Indaiatuba, no Pavilhão da Viber. O prefeito Reinaldo Nogueira, participou da abertura junto com autoridades locais e representantes das etnias de Indaiatuba. A já tradicional celebração que promove a confraternização entre os povos homenageou este ano a cultura gaúcha. Entre as atrações para toda a família, os visitantes poderão degustar a gastronomia típica de diversos países, conferir apresentações folclóricas e aproveitar o parque de diversões coberto.

O presidente da AEEI, Marcel Zerbini, foi o primeiro a dar as boas vindas aos participantes da festa e a todas etnias representadas. “A Fenui é uma festa familiar, onde os valores é apoiar os diferentes costumes através do folclore, da gastronomia e das etnias participantes. Agradecemos o trabalho voluntário de todos os representantes das etnias para que a Fenui seja realizada por esses 17 anos. Este ano em especial estamos homenageando a cultura gaúcha, pois nos últimos anos muitos gaúchos vieram para Indaiatuba e também por formar este ano o CTG Tropeiro de Indaiatuba que também fizeram apresentações durante a festa” comenta Zerbini.

Na seqüência o vereador Massao Kanesaki fez uso da palavra. “Quero parabenizar em nome do presidente Marcel, todas as etnias participantes. Essa festa é um sucesso porque tem planejamento, agradecemos o apoio da Prefeitura na realização. Pensando no aspecto cultural gastronômico, hoje temos uma grande festa, que oferece em um único lugar, variedades folclóricas e diversidade em comidas”, comenta Massao.

O prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira parabenizou a organização da Fenui. “Quero agradecer todos os patrocinadores que sem eles não conseguiríamos fazer uma festa assim e agradecer a todas as etnias, pois a prefeitura sozinha não conseguiria fazer uma festa brilhante como essa. Agradeço a presença também de cada pessoa que veio prestigiar a festa que a cada ano tem mais qualidade e conforto para as famílias”, comenta Nogueira.

De acordo com a AEEI participaram do evento cerca de 20 mil pessoas, superando a expectativa com a elevação de 30% nas vendas dos pratos típicos em relação ao ano anterior. Esta edição da Fenui teve destaque para a cultura e o povo Gaúcho, que vem lá das bandas do sul para Indaiatuba e região. A relação regional com essa cultura não é nova, pois no século 17 os tropeiros traziam gados e mulas do sul para feiras em Sorocaba, muitas vezes estendendo suas viagens para região de Indaiatuba e além, chegando até Minas Gerais. Os gaúchos mantêm muito das suas tradições herdadas do passado como o chimarrão, o churrasco, os bailes nos CTG’s (Centros de Tradições Gaúchas) onde são apresentadas atividades artísticas, culturais e campeiras. Indaiatuba conta com o “CTG Tropeiros de Indaiᔠonde desde o ano de 2012 gaúchos e apreciadores da cultura podem confraternizar e encontrar os amigos. Outra novidade deste ano foi a apresentação no domingo da banda de São Paulo, Alma Latina. A 17ª Fenui tem o patrocínio da John Deere e Toyota, e apoio da Prefeitura Municipal, Devassa, Sanare, Comtur, Sindicato Rural de Indaiatuba e Circuito das Frutas.

Prêmio Concurso Cultural

O projeto etnias foi aplicado nas Escolas Municipais de Período Integral, sendo seis unidades escolares: Emeb Prof. Wladimir Olivier; Emeb Profª. Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro; Emeb Prof. Antônio Luis Balaminutti; Emeb Profª Renata Guimarães Brandão Anadão; Emeb Prof. Maria José Ambiel Marachini e Emeb do Complexo Educacional Parque das Nações.

O tema deste ano foi a Cultura Gaúchas. O CTG Tropeiros de Indaiá visitou todas as escolas participantes do concurso para explorar a Cultura, História e Geografia do sul brasileiro, mais especificamente do Rio Grande do Sul. Durante a Fenui todas as Escolas apresentaram danças em homenagem à cultura gaúcha.

Foram envolvidos mais de 1.800 alunos no Projeto Etnias, os 1ºs, 2ºs e 3ºs anos elaboraram desenhos com o tema e os 4ºs e 5ºs anos desenvolveram redações. Os primeiros lugares ganharam bicicletas e os segundo e terceiros lugares foram premiados com brinquedos.

Premiados

Concurso de Desenho – 1º Ano

1º MATEUS GOUVEIA DE OLIVEIRA - Prof. Wladimir Olivier

2º NICOLAS EGÍDIO DOS SANTOS CASARES - Complexo Educacional Parque das Nações

3º SAMARA SILVA DE SOUZA - Complexo Educacional Parque das Nações

Concurso de Desenho – 2º Ano

1º VITÓRIA CAROLINE GOUVEIA DE OLIVEIRA - Prof. Wladimir Olivier

2º MATHEUS PAIOLA CARNEIRO - Profª. Renata Guimarães Brandão Anadão

3º ELIONAI BALADA DE MATOS - Prof. Wladimir Olivier

Concurso de Desenho – 3º Ano

1º SAMUEL CORTEZ DE QUEIROZ - Profª. Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro

2º GABRIEL BUENO DE CAMARGO - Profª. Maria José Ambiel Marachini

3º BEATRIZ SANTOS FERNANDES - Prof. Antonio Luiz Ballaminuti

Concurso de Produção Textual - Gênero Livre – 4º Ano

1º PEDRO HENRIQUE COSTA DE ABREU - Profª. Maria José Ambiel Marachini

2º YASMIN ROSA FURNAZIERI - Profª. Maria José Ambiel Marachini

3º JOÃO VITOR MELECARDI - Prof. Antonio Luiz Ballaminuti

Concurso de Produção Textual - Gênero Livre - 5º Ano

1º ALESSANDRA EMILY ESTEVES DOS SANTOS - Profª. Maria José Ambiel Marachini

2º MARIA FERNANDA SOARES - Prof. Wladimir Olivier

3º ANA CLARA LOURENÇO DA SILVA - Prof. Wladimir Olivier


Notícias relacionadas