Vacina contra hepatite A começa em setembro para crianças menores de 2 anos

04/08/2014 15:56h

A Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde informa que a vacinação contra Hepatite A estará disponível para todas as crianças entre 12 e 23 meses de idade (1 e 2 anos), com esquema vacinal de aplicação de apenas uma dose a partir de setembro. As orientações serão discutidas em uma reunião entre os técnicos da Direção Regional de Saúde (GVE) e o município de Indaiatuba no dia 14 de agosto em Campinas.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz informou que Indaiatuba tem aproximadamente 2 mil crianças que devem receber a dose única da vacina contra Hepatite A.

A diretora avisa que assim que a vacina estiver disponível, os pais e responsável devem procurar uma Unidade de Saúde próxima à sua residência e levar a criança e com a carteira de vacina para que ela seja vacinada.

Hepatite A

A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada. O vírus pode sobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos. Ele é também extremamente resistente à degradação provocada por mudanças ambientais, o que facilita sua disseminação, e chega a resistir durante anos a temperaturas de até 20ºC negativos. A incidência da hepatite A é maior nos locais em que o saneamento básico é deficiente ou não existe. Uma vez infectada, a pessoa desenvolve imunidade contra VHA por toda a vida.

O diagnóstico da hepatite A é feito por meio da detecção de anticorpos contra o vírus VHA no sangue ou pela presença de seus fragmentos nas fezes.

Os sintomas da Hepatite A pode ser sintomática ou assintomática. Durante o período de incubação, que leva em média de duas a seis semanas, os sintomas não se manifestam, mas a pessoa infectada já é capaz de transmitir o vírus. Apenas uma minoria apresenta os sintomas clássicos da infecção: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito. Icterícia, fezes amarelo-esbranquiçadas e urina com cor semelhante à da coca-cola são outros sinais possíveis da enfermidade. Muitas vezes, os sintomas são tão vagos que podem ser confundidos com os de uma virose qualquer. O paciente continua levando vida normal e nem percebe que teve hepatite A.

As crianças constituem grupo de risco importante, assim como os adultos que interagem com elas e os profissionais de saúde.

A hepatite A é uma doença de curso benigno, mas potencialmente grave. Embora não sejam frequentes, complicações podem surgir. Uma delas, a hepatite fulminante, é um quadro que se caracteriza pela necrose maciça e morte das células hepáticas nas primeiras seis a oito semanas da infecção.

Recomendações

Não comer frutos do mar crus ou mal cozidos, as ostras e mariscos são transmissores importantes do vírus da hepatite A. Evitar o consumo de alimentos e bebidas dos quais não conheça a. Procurar beber só água clorada ou fervida, especialmente nas regiões em que o saneamento básico possa ser inadequado ou inexistente. Lavar as mãos cuidadosamente antes das refeições e depois de usar o banheiro. A lavagem criteriosa das mãos é suficiente para impedir o contágio de pessoa para pessoa. Não ingerir bebidas alcoólicas durante a fase aguda da doença e nos três meses seguintes à volta das enzimas hepáticas aos níveis normais. Verificar se os instrumentos usados para fazer as unhas foram devidamente esterilizados ou leve consigo os que vai usar no salão de beleza.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini