Vice-prefeito de Rifaina visita Indaiatuba para conhecer COI da Guarda Civil

Objetivo foi conhecer tecnologia usada no combate a criminalidade
13/08/2014 17:11h

Vice-prefeito de Rifaina visita Indaiatuba para conhecer COI da Guarda Civil

O secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes Pinto, recebeu na terça-feira (12) o vice-prefeito de Rifaina, Alcides Diniz dos Santos e o secretário de Segurança daquela cidade, Carlos Thomazelli. O objetivo foi conhecer o COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil. A visita também foi acompanhada pelo coordenador do COI, Milton de Jesus Martins. “Nos tornamos uma referência no assunto. Recentemente recebemos menção honrosa do Prêmio Mario Covas, na categoria Inovação em Gestão Municipal. Foram mais de 60 inscritos na categoria. Entre elas Indaiatuba com o COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil”, comenta Alexandre. A premiação foi promovida pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), que é uma fundação do governo do estado de São Paulo.

A categoria Inovação em Gestão Municipal, a qual Indaiatuba concorreu teve como objetivo reconhecer e premiar iniciativas realizadas nos municípios paulistas (Executivo, Legislativo e Judiciário), por servidores e empregados públicos municipais, no âmbito das políticas, programas e projetos municipais e estaduais.

Alexandre também comentou a respeito do Programa Viver. “É um programa multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração”, comenta. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.

Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.

O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.

A Central de Risco já pode ser acionada pelo número 3875-6600. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

• Redator(es): Gil Nunes