Conselho da Assistência Social promove capacitação para entidades beneficentes

21/08/2014 17:46h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Conselho da Assistência Social promove capacitação para entidades beneficentes

O Conselho Municipal da Assistência Social, órgão ligado à Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social promoveu na quinta-feira (21), curso de capacitação para Entidades de Assistência Social, inscritas no Conselho, com o tema “Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS”. O evento aconteceu no Laboratório de informática da Faculdade Max Planck, das 8h às 13h. Os conselheiros titulares e suplentes participaram como ouvintes.

A presidente do CMAS, Viviane Roberta Barnabé informou que a capacitação faz partes das novas leis, diretrizes e normas da Assistência Social e visa profissionalização das entidades. “O curso visa fornecer subsídios e conhecimento para que as entidades consigam as isenções de impostos. O curso faz orientações do que é CEBAS e o MDS fará a avaliação se a entidade e têm direitos. Quem concede o certificado é o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

Viviane ressaltou que o certificado quando é concedido tem validade de três anos. “As entidades poderão ter isenções sociais como Cofins, PIS/Pasep, parte patronal da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento”.

Viviane informou que todas as 23 entidades inscritas no Conselho foram convidadas, apenas 12 mandaram representantes. Participaram da capacitação Cirva (Centro de Integração e Vivência do Autista), IHESS (Instituto Henrique Silva Semente),Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Ciaspe (Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Necessidades Especiais), Casa da Criança Jesus de Nazaré, Educandário Deus e a Natureza, Campi (Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Indaiatuba), Cecal (Centro de Convivência Amor sem Limites), Manaem Obras Educacionais e Assistenciais de Indaiatuba, Feai (Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba) e Comunidade Farol.

O secretário da Família e do Bem Estar Social Luiz Henrique Furlan esteve na abertura do curso e deu boas vindas aos participantes. A próxima etapa da capacitação acontecerá dia 4 de setembro, na Faculdade Max Planck, na Avenida 9 de Dezembro, 460, Jardim Leonor.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini