Hospital Dia será ampliado para atender pacientes de DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais

25/08/2014 10:27h

A Secretaria de Saúde ampliará o Hospital Dia “Dr. Renato Riggio Jr.”, para a implantação do SAE (Serviços de Atenção Especial) que vai realizar o atendimento especializado em HIV/AIDS e Hepatites Virais aos pacientes diagnosticados que necessitam de atenção continuada. O SAE terá entrada independente e também acolhimento com privacidade para os pacientes. Atualmente os pacientes são atendidos no Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas (MI) no Hospital Dia e com a ampliação da área, o serviço passa a ser SAE (Serviços de Atenção Especial).

A nova área a ser construída para o SAE prevê quatro novos consultórios, sendo um de pré-consulta, que serão utilizados pelo Serviço de Atenção Especial. A ampliação do Hospital Dia incluirá a construção de uma recepção; espera; sanitários acessíveis; sala de coleta; sala de coordenação; sala de medicação; copa e arquivo. No total, serão 97,50m² de área ampliada, com investimento de cerca de R$ 260 mil, e prazo de seis meses para conclusão dos serviços.

A assessora de Projetos Especiais da Secretaria de Saúde, Graziela Drigo B. Garcia explicou que atualmente estes pacientes são atendidos no Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas (DSTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais) em quatro consultórios do Hospital Dia. “Este novo espaço vai permitir que o paciente procure atendimento e tenha um acolhimento diferenciado e sigiloso. Os pacientes serão atendidos em outra recepção, atualmente quem busca o serviço usa a mesma recepção do HD”.

Quando a obra for concluída, os consultórios usados pelo MI serão utilizados para atendimentos de outras especialidades.

CAPACITAÇÃO

Graziela explicou que os profissionais de saúde encerraram no dia 21, a capacitação sobre o teste rápido HIV, Sífilis e Hepatites B e C para a implantação em setembro do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Hospital Dia. “Os pacientes farão os exames DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, e receberão o resultado, e caso seja positivo para algumas das doenças, passarão por um processo de aconselhamento, feito de forma cuidadosa e sigilosa. O exame permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. O teste é distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde e é utilizado, principalmente devido a sua agilidade e praticidade”.

O Ambulatório de MI funciona no HD localizado na Avenida Visconde de Indaiatuba, Vila Vitória e atende os pacientes de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Têm em seu quadro 12 profissionais sendo: três técnicas de enfermagem, uma farmacêutica, uma de serviço social, uma psicóloga, três médicas Infectologistas e duas Dermatologistas.

Após a conclusão da ampliação, os consultórios do MI serão utilizados pelo HD para atender as outras especialidades.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini