Continua diferença entre números divulgados pelo Estado de roubos e furtos de veículos

31 B.O.s foram registrados em Indaiatuba, mas delito ocorreu em outra cidade
26/08/2014 17:27h

Conforme o Geac (Grupo de Análises Criminais) as inconsistências entre os números de furtos e roubos de veículos continuam nos números apresentados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. De acordo com o apurado pelo Grupo, em julho foram mais cinco casos de registros como roubos ou furtos em Indaiatuba, mas que o fato ocorreu em outras cidades. Além disso os Boletins de Ocorrências anteriores ainda não foram atualizadas no site da Secretaria Estadual. No primeiro semestre de 2014, o número correto é de 223 furtos e roubos de veículos, mas o Estado divulga como 254 delitos dessa natureza. As insconsistências, segundo o Geac apurou, são referentes a veículos nos quais os crimes ocorreram em outras cidades, mas o caso foi registrado em Indaiatuba.

Lembrando que média da RMC está em 342,81 e do Estado 452,18 delitos por 100 mil habitantes e Indaiatuba os números são de 101,01 delitos. “Estamos bem abaixo da média do Estado e de outras cidades da RMC, mas em conjunto com a Polícia Militar e Civil continuamos atentos e cada vez mais realizando as operações nas áreas de maior incidência desses tipos de delito”, relata o secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto.

OUTROS ÍNDICES

Para os casos de furtos e roubos contra a pessoa e a residência Indaiatuba registrou uma queda de 19,58% e 13,24%, respectivamente, durante os primeiros sete meses do ano em comparação ao mesmo período do ano passado. “Esse é um trabalho que inicia com o Geac, que faz estudos quinzenais desses tipos de crime e propõe ações saturação, patrulhamento focado, estreitamento de vias e como resultado estamos tendo a redução desses tipos de crimes”, comenta. Já os casos de homicídio tiveram uma redução de 50% em comparação ao mesmo período do ano passado.

• Redator(es): Gil Nunes