Conferência final do Plano Municipal de Saneamento Básico será realizada sexta-feira

27/08/2014 11:52h

A Prefeitura de Indaiatuba, por intermédio da Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, promove sexta-feira (29) a Conferência Final do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico). O evento acontece no Auditório da Prefeitura, às 17h30. A Audiência Pública está agendada para o dia 8 de setembro, das 9h às 14h, no mesmo Auditório.

A Conferência de Abertura para exposição da participação popular para elaboração do Plano foi realizada no dia 1º de agosto e foi seguida das Consultas Públicas do Diagnóstico e do Prognóstico do Plano, realizadas nos dias 11 e 25 de agosto, respectivamente. A proposta é dar publicidade ao Plano Municipal e envolver a sociedade civil na sua elaboração.

Durante a Conferência de Abertura o prefeito Reinaldo Nogueira destacou que o estudo será um instrumento de planejamento para a Prefeitura e sua elaboração prevê o desenvolvimento do município em 20 anos. “Vamos planejar nossas ações futuras na área de saneamento básico e garantir o desenvolvimento de nossa cidade com sustentabilidade”, justifica.

O Plano deve contemplar os quatro componentes do saneamento básico que compreendem o conjunto de serviços como infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.

A representante da empresa Engecorps Engenharia, responsável pela elaboração do estudo, Maria Bernadete Souza Sender, informou que a primeira etapa da elaboração do PMSB consistiu na coleta de dados e informações sobre cada um dos componentes de saneamento básico, o que foi feito com a colaboração de um grupo de trabalho montado pelo Saae (Serviço Autônomo de e Água e Esgotos) e pela Prefeitura, por intermédio das secretarias de Planejamento Urbano e Engenharia, Obras e Vias Públicas e Urbanismo e do Meio Ambiente.

Nessa parte inicial do trabalho foi feito o diagnóstico de cada serviço, assim como o prognóstico, que levou em conta o crescimento populacional da cidade para dizer se os sistemas existentes de saneamento estarão aptos para atender a cidade nos próximos anos. Para completar, a empresa também apresentará programas, projetos e ações para atender o município nos próximos 20 anos, além de mecanismos e procedimentos de controle social para monitoramento e avaliação, antes de concluir o estudo para a Audiência Pública.

Além do planejamento que ordenará o crescimento do município nesta área, o Plano Municipal de Saneamento Básico possibilitará que o município continue capacitado para obtenção de recursos federais.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno