Secretaria de Saúde realiza ações do programa Saúde na Escola

Ações de saúde visam prevenção para desenvolvimento de cidadania
27/08/2014 11:56h

Secretaria de Saúde realiza ações do programa Saúde na Escola

A Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde está desenvolvendo ações para atender o Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde, que faz parte da política intersetorial da Saúde e da Educação voltadas às crianças, adolescentes da educação pública. As ações são desenvolvidas pelas equipes de saúde da família e profissionais da Secretaria da Educação. O Ministério da Saúde indicou 16 escolas em Indaiatuba, sendo 14 Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica), Creches e duas escolas estaduais, seguindo critérios técnicos de vulnerabilidade social. Serão atendidos no PSE cerca de 5.000 alunos.

A enfermeira e coordenadora do Núcleo de Assistência à Saúde, Maria de Fátima Maia explicou que as ações estão sendo coordenadas pela equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). “A articulação entre as escolas e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania”.

Fátima explicou que as ações serão divididas em dois blocos de atuação: o primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, avaliação antropométrica, que consiste na aferição do peso, altura e cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), verificação da situação vacinal, saúde bucal e acuidade visual. “O segundo bloco trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva”.

A coordenadora do NASF, Eliana Quilici explicou que o segundo bloco do PSE, já é trabalhado com os alunos da rede municipal e intensificado com o Programa Viver. “Em algumas escolas já foram realizados exames de acuidade visual e exame antropométrico em escolas como na Emeb Antônio Balaminuti e Creche Joana Gurgel (equipe do PSF Residencial Parque Indaiá), Escola Estadual Suzana Gigo Ayres do Jardim Morada do Sol (equipe do PSF Parque Corolla), Emeb Sérgio Mario de Almeida (equipe PSF Jardim do Sol)”.

Confira a Unidades de Saúde e as escolas e creches que serão atendidas no PSE

1- Programa Saúde da Família do Jardim Brasil atenderá os estudantes das Emebs Dom Ildefonso Stehle (Jardim Brasil), Emeb Doardo Borsari (Videira) e a creche Dalva Coutro Denny (Jardim Brasil).

2 - Programa Saúde da Família do Jardim Carlos Aldrovandi

Emebs Maria Albertina Banwart Berdu, Creche Vera Tosca Belluomini e a Creche Beato José de Anchieta

3 - Programa Saúde da Família do Jardim Itamaracá

Creche Jorge Alves Brown, Emeb Wellington Lombardi Soares, Emeb João Emílio Angeliari, Emeb Vicente Bernardinetti

4 - Programa Saúde Família do Parque Residencial Indaiá

Emeb Antônio Balaminut e Creche Joana Gurgel

5-Programa Saúde da Família Jardim do Sol

Emeb Sérgio Mario de Almeida

6- Programa Saúde da Família Jardim Oliveira Camargo

Escola Estadual Deolinda e Emeb Wladimir Olivier

7- Programa Saúde Família do Parque Corolla (Jardim Morada do Sol)

Escola Estadual Suzana Gigo Ayres.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini