Reinaldo Nogueira participa de reunião da Caixa com os contemplados do Campo Bonito

O encontro teve o objetivo de passar informações sobre o contrato
16/09/2014 15:54h

Foto: Giuliano Miranda - SCS/PMI

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, participou na segunda-feira (16) no Auditório da Prefeitura da reunião informativa entre a Caixa Econômica Federal e mais 100 famílias contempladas com as casas do empreendimento habitacional Campo Bonito. O secretário de Habitação, Luiz Henrique Furlan, comandou a reunião junto com representantes da CEF. O encontro teve o objetivo de passar informações sobre o contrato.

De acordo com o secretário da pasta essa é a conquista em conjunto da Administração Municipal e de todas as famílias que buscam uma casa própria. “Além de ser um sonho nosso é um sonho de vocês hoje 95% do processo para aquisição das casas está encaminhado. Vocês já escolheram a casa, já deram a entrada, mas ainda tem que manter o nome limpo e as condições pra realizar o financiamento. Sabemos o quanto é difícil esses processos, mas todos estão de parabéns pelo empenho, essa conquista pode ser realizada com a articulação do prefeito de Indaiatuba”, completa Furlan.

Reinaldo Nogueira discorreu sobre o trabalho para conquistar o empreendimento Campo Bonito. “Não foi um processo fácil, pois esse é o maior do Estado de São Paulo e o único nesse formato do País. A Prefeitura é o meio para que isso aconteça, articulamos todo o processo pra viabilizar a concretização deste empreendimento. Terá uma avenida que irá cortar até o Centro. Em breve iniciará a construção das escolas e da creche e ainda terá uma área comercial para iniciar o bairro com toda infraestrutura necessária”, explica Nogueira.

Durante a reunião as famílias foram orientadas pela Caixa sobre a etapa de assinatura do contrato e todos os detalhes envolvidos na documentação. Todas as famílias já passaram pelo processo de escolha das unidades habitacionais que iniciou em abril deste ano. O projeto prevê a construção de 800 casas mais 2.048 apartamentos.

CAMPO BONITO

O projeto habitacional do Parque Campo Bonito, localizado no bairro Buru, foi lançado pelo prefeito Reinaldo Nogueira em outubro de 2013. O local com área de 646.516,49 mil metros quadrados terá 2.048 apartamentos populares da faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida; 800 casas da faixa 2 do PMCMV e 462 lotes mistos (comercial e residencial) na última etapa do empreendimento habitacional.

A área dos apartamentos é de propriedade da HM Engenharia e Construções S.A, do grupo da Construtora Camargo e Correia, que firmou parcerias com os governos municipal, estadual e federal para a realização do empreendimento. O projeto desenvolvido por Indaiatuba será usado pelo Ministério das Cidades e pela Caixa Econômica Federal como modelo padrão a ser aplicado no Brasil.

De acordo com o projeto, os apartamentos serão direcionados para famílias cadastradas na Secretaria de Habitação da Prefeitura de Indaiatuba com renda mensal de até R$ 1.600,00. O valor total é de R$ 96 mil por unidade, sendo R$ 76 mil subsidiados pelo Ministério das Cidades e R$ 20 mil pelo programa Casa Paulista do Governo do Estado de São Paulo.

Os beneficiados pagarão o correspondente a 5% do seu rendimento ao mês no período de 10 anos, com parcela no mínimo de R$ 25 e máximo de R$ 80.

Os imóveis terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, sendo 51,41 metros quadrados de área privativa mais uma vaga de garagem. Todas as unidades serão adaptáveis e entregues com piso cerâmico. Os apartamentos serão divididos em oito condomínios com portaria, centro de convivência e lixeira sendo 120 blocos com térreo mais três andares e 48 vagas para visitantes.

As casas do projeto serão destinadas para famílias também já cadastradas na Prefeitura com renda entre R$ 1.600 e R$ 5 mil. O valor inicial será de R$ 120 mil, sendo R$ 24 mil subsidiados pela Caixa e o restante, R$ 96 mil, financiados pela mesma. Os proprietários terão até 35 anos para pagar.

Atendendo às exigências de qualidade do Minha Casa Minha Vida, Como contrapartida a Prefeitura irá investir em obras de infraestrutura nos empreendimentos, que inclui pavimentação de ruas, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e disponibilidade de acesso ao transporte público.

Os moradores ainda contarão com uma Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) e uma Creche, construídas com recursos correspondentes a 6% do empreendimento dos apartamentos; uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e um Centro Comunitário, para os quais o Executivo Municipal deverá buscar verbas para a construção.
  • Redator(es): Laís Fernandes