A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Preparador físico é novo coordenador de esportes de quadra do projeto Esporte Cidadão

Guilherme Bergamo passa a integrar equipe de profissionais especializados
16/09/2014 19:10h


Foto: Divulgação
Preparador físico é novo coordenador de esportes de quadra do projeto Esporte Cidadão

A equipe do projeto Esporte Cidadão ganhou mais um profissional especializado. O preparador físico Luiz Guilherme Bergamo acaba de se juntar ao time de coordenadores do programa de esporte educacional, que é implementado pela Secretaria Municipal de Esportes e oferece aulas gratuitas em 22 modalidades esportivas para mais de oito mil crianças de 6 a 17 anos em 20 núcleos espalhados pela cidade. Com mais de 15 anos de experiência e tendo trabalhado com times tradicionais do futebol brasileiro como Atlético Paranaense, Figueirense e Náutico, Bergamo assume o posto de coordenador de Esportes de Quadra. A contratação de especialistas tem como objetivo aumentar a qualidade e o alcance do projeto, e está sendo possível graças a uma público-privada, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte no início de 2014, com apoio das empresas Toyota e John Deere e administração da ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto). O Esporte Cidadão conta hoje com uma equipe multidisciplinar e mais de 50 professores certificados pela Unifesp.



Formado em Educação Física pela PUC Campinas, com especialização em Fisiologia do Exercício na FMU, Bergamo é de Indaiatuba e conta que seu retorno à cidade natal se deu depois de viajar praticamente o Brasil todo atuando no futebol. “Foi uma opção de vida mesmo, eu me casei, nasceu minha primeira filha e tive a vontade de voltar. Ao mesmo tempo, surgiu a oportunidade de trabalhar no Esporte Cidadão. Como sempre estive ligado ao esporte de alta performance, chegar ao esporte educacional está sendo um novo desafio e estou extremamente motivado”, diz o novo coordenador.



Nas primeiras semanas em que desempenhou atividades junto aos professores, alunos e demais coordenadores, Bergamo observou a rica dinâmica que o caráter educacional do Esporte Cidadão proporciona, e que vai além dos benefícios da atividade física por si só. “Tenho vivido algo que nunca havia experimentado antes, que é o trabalho social, a massificação do esporte inserido na periferia. Nossos professores têm uma representação muito importante para os alunos. Eles conhecem as crianças, suas famílias e seus problemas. O meu trabalho é dar ferramentas aos professores para auxiliá-los nas dificuldades e no aprimoramento das aulas. Através do esporte é possível fazer intervenções junto às crianças, oferecendo noções de disciplina, respeito, saber se relacionar, saber ganhar e perder. Enfim, é possível desempenhar o papel do professor não só como educador, mas principalmente, como agente transformador”, finaliza.
  • Redator(es): Adriana Panzini
  • Release N.º: 1311

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba