Odontologia realiza mutirão no CEO para atender crianças da rede municipal

Alunos foram avaliados na Escola e encaminhados para tratamento
18/09/2014 18:00h

Foto: Laís Fernandes – SCS/PMI
Odontologia realiza mutirão no CEO para atender crianças da rede municipal

A Prefeitura de Indaiatuba por meio do Departamento de Odontologia está realizando mutirões para atender alunos com problema da doença cárie da Escola Municipal Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist, localizada no Jardim Morada do Sol. Os alunos foram encaminhados após levantamento de risco feito pelos dentistas do município. O atendimento está acontecendo aos sábados no período da manhã, no CEO (Centro Especializado em Odontologia), na Avenida Presidente Vargas.

O diretor de Odontologia da Secretaria de Saúde, Custódio Tavares Dias Neto, explicou que os dentistas das Unidades de Saúde visitam as escolas de seu território ao longo do ano e avaliam os alunos. “Os alunos são avaliados conforme classificação de risco alto, médio e baixo. Nesta escola foram detectadas 262 crianças até 12 anos com doença cárie com classificação de médio e alto risco em dentição mista (dentes de leite e permanentes)”, comenta.

O diretor informou que de 30 a 40% das crianças que tiveram o diagnóstico de médio e alto risco, vieram de outras cidades e residem em Indaiatuba há cerca de três anos em média. “Os nossos alunos que são acompanhados desde a idade de creche não apresentam problemas graves, pois o trabalho de prevenção é constante. Outro fator importante é a água fluoretada no nosso município e com concentrações ideais e controle permanente da Vigilância Sanitária e do Saae”.

A Secretaria de Saúde oferece o transporte para aluno e acompanhante e após término são levados de volta ao bairro. “Estamos atendendo aos sábados, justamente para não atrapalhar a rotina de pais e responsáveis, pois muitos estão de folga e podem levar seus filhos. As crianças que não compareceram para o tratamento, a família será procurada pela Escola, pois a doença cárie pode provocar dor e atrapalhar a rotina. Em casos extremos, a criança pode perder o dente permanente”, alertou o diretor.

Custódio explicou que das 262 crianças, que foram classificadas com doença cárie, 183 foram agendadas para receber atendimento no CEO, nos dias 16 e 30 de agosto e no dia 13 de setembro. “Deste total 106 crianças foram atendidas, 83 receberam tratamento completados e 77 faltaram”.

Durante o mutirão foram realizados 654 procedimentos de odontologia, com aplicação tópica de flúor, restauração dente permanente, restauração de dente de leite, profilaxia, evidenciação de placa, endondotia de decíduos e extração de dentes de leite.

A Secretaria de Saúde realiza em parceria com a Secretaria de Educação o levantamento de risco e a escovação supervisionada nas unidades escolares. O trabalho visa avaliar e reduzir a incidência da doença cárie dentária, o cuidado com saúde bucal.

O próximo mutirão está agendado para o dia 27 de setembro.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini